Início Empresas Aéreas

TAR Aerolíneas vai buscar mais oito Embraer ERJ-145 para ocupar lugar de aérea que faliu

Imagem: Colin Cooke Photo / CC BY-NC-SA 2.0, via Flickr

A empresa mexicana Transportes Aéreos Regionais (TAR Aerolíneas) busca preencher o vazio que a cessação das operações da Aeromar gerou no mercado regional do país após sua quebra e suspensão de operações.

De acordo com um relatório da Expansión, a empresa de Querétaro planeja adicionar até oito novas aeronaves Embraer ERJ-145 que permitiriam recuperar rotas que não fazem mais parte de sua rede, além de cobrir outras que seu concorrente deixou para trás, reportou o site Aviacionline.

O fechamento da Aeromar, ocorrido em 15 de fevereiro, afetou particularmente a conectividade regional: embora naquele mês representasse apenas 0,8% do total de assentos em voos domésticos no México, a suspensão de sua atividade foi sentida com mais força em comunidades que não possuem outros serviços aéreos regulares. Desde então, essas localidades dependem exclusivamente do transporte terrestre.

Os aeroportos de Ciudad Victoria, Ixtepec e Piedras Negras deixaram de ter voos regulares, segundo informação obtida pela Aviacionline através da plataforma Cirium. A Aeromar operava cinco voos semanais entre essas cidades e o Aeroporto Internacional Benito Juarez, na Cidade do México.

Além disso, seu desaparecimento levou ao cancelamento de quatro rotas nacionais que nenhuma outra operadora oferecia: Aguascalientes – Cidade do México, Colima – Cidade do México e Tepic – Cidade do México. Por sua vez, a TAR Aerolíneas tornou-se a única operadora na rota Aguascalientes – Puerto Vallarta.

Nesse sentido, o encerramento das operações da Aeromar representa uma oportunidade para as companhias aéreas capazes de capitalizar a menor oferta nessas rotas regionais.

Para a TAR Aerolíneas, a saída da Aeromar significa uma oportunidade de ir onde ninguém mais presta serviço. Além disso, a possibilidade ocorre no contexto de um plano de recuperação implementado pela empresa para finalmente recuperar a capacidade que tinha antes do início da pandemia.

Segundo declarações de Ricardo Bastón, seu director-geral, à Expansión, a estratégia da empresa consiste em “atacar a procura do mercado regional” com aumento de capacidade. Para isso, planejam incorporar até oito novos Embraer 145. Atualmente, a empresa opera uma frota totalmente composta por este modelo da fabricante brasileira.

A TAR Aerolíneas planeja expandir sua rede a partir do Aeroporto Internacional de Querétaro e aumentar sua oferta nos aeroportos de Chihuahua, Culiacán, Hermosillo e Monterrey. Além disso, planeja começar a oferecer serviços regulares na Cidade do México, provavelmente no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile