Temor da Boeing, primeiro Airbus A321 de Ultra Longo Alcance sai da fábrica

Sendo aguardado com muita expectativa por muitas companhias aéreas, a Airbus está finalmente prestes a começar a voar com o A321XLR, o seu super-trunfo.

O A321XLR é uma versão modificada do Airbus A321neo, derivado do projeto A321LR, que já tinha um alcance estendido por conta da instalação de tanques de combustível extras no porão da aeronave. A mais nova versão, XLR, vai ainda além, com um alcance de até 8.700 km, superior aos 7.250 km do Boeing 757-200, levando quase a mesma quantidade de passageiros mas com um consumo bem menor.

A prova disso é que o jato tem mais de 200 pedidos confirmados, além centenas de opções ou pedidos flexíveis, em que a companhia aérea irá decidir no futuro entre o A321neo, A321LR ou A321XLR, mostrando a modularidade da plataforma da Airbus, que aumenta em 15% o alcance, respectivamente, entre cada modelo.

O primeiro avião da série XLR foi flagrado fora da fábrica de Hamburgo, pelo fotógrafo Tobias Gudat. Ele está sem pintura e sem motores, mas já consta o número de série 11.000, além de adesivos indicando o A321 XLR e seu tanque de combústivel extra central-traseiro.

A expectativa da Airbus é certificar essa variante até o final do ano que vem, para que ele entre em serviço em 2023. Até o momento, nenhuma companhia aérea brasileira encomendou o modelo, que pode voar de São Paulo até Miami, sem escalas.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Passageiros que levaram seu próprio álcool para o voo e agrediram...

0
No Tribunal Distrital de Bangor, nos Estados Unidos, dois homens de Manchester, na Inglaterra, confessaram sua culpa por atrapalharem