A Total Linhas Aéreas informa hoje, 21 de setembro de 2024, que chegou ao fim a operação dos icônicos trijatos Boeing 727 em sua frota. A despedida da companhia aérea curitibana também marca o fim da história desta família de aviões comerciais com matrículas brasileiras, a menos que alguma empresa volte a utilizar o 727 no país.
A Total vinha utilizando três Boeings 727-200 cargueiros nos últimos anos, com as matrículas PR-TTO, PR-TTP e PR-TTW. Agora, com a chegada de quatro aviões cargueiros mais novos e econômicos, do modelo Boeing 737-400, a companhia põe fim aos voos comerciais dos equipamentos de três motores JT8D.
Em uma publicação feita neste sábado, a empresa aérea expressa o que seria a despedida feita pelos próprios 727 de sua frota:
“Hoje eu me despeço dos ares, foram 45 anos dedicados a cumprir com maestria aquilo que os meus engenheiros me projetaram para fazer, VOAR!
No passado, eu era uma aeronave de passageiros e na minha época eu era o avião mais moderno que existia. Mas a tecnologia dos novos aviões foi evoluindo muito rápido e eu fui ficando para trás, mas nunca deixaram de acreditar no meu potencial e então eu fui convertido em cargueiro, levando toneladas de cargas pelos céus.
Sobrevivi a crises, pandemia, altas no preço do combustível e ao automatismo e continuei voando, compartilhando os céus com meu irmãos mais novos Boeing 737 e os meus colegas A320 entre muitos outros.
Um fato curioso é que sempre que me viam passar por alguns aeroportos cediam passagem a mim, talvez em sinal de respeito e cordialidade ao irmão e colega mais velho. Já ia me esquecendo: também ganhei o apelido de Cadillac dos céus!!!
Nesse momento meus 3 JT8D silenciam-se para sempre nos céus do Brasil, mas, ainda não é o meu fim, pois, sigo voando e dessa vez com um novo operador, novas cores e em um outro país!
Obrigado pelo carinho e dedicação daqueles que sempre me fizeram voar!
Ass TTW, TTO, TTP“