O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior paulista, recebeu a visita do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, na última quarta-feira (11), acompanhado pelo secretário de Defesa Agropecuária (SDA), Carlos Goulart. A visita teve como objetivo conhecer de perto as instalações e discutir melhorias na logística de transporte de animais vivos e produtos agropecuários.
Fávaro atendeu a um convite da chefia da Vigilância Agropecuária (Vigiagro) do aeroporto e da Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo (SFA-SP). Durante a visita, a chefe do Vigiagro em Viracopos, Rita Lourenço, destacou a importância do aeroporto na exportação e importação de animais vivos, como bovinos, suínos e equinos, além de material genético avícola, como pintinhos, e animais de estimação.
Rita Lourenço também ressaltou a necessidade de ampliação de algumas instalações devido ao aumento do volume de animais vivos em trânsito. A equipe já solicitou os ajustes à Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), responsável pela administração do aeroporto.
Durante uma reunião com o presidente da ABV, Gustavo Müssnich, o ministro Fávaro foi informado sobre a situação ainda indefinida da concessão do aeroporto. A empresa aguarda a formalização do processo que permitirá a permanência. Após a resolução da questão jurídica, a ABV planeja avaliar a possibilidade de investir no terminal alfandegado para facilitar a importação e exportação de animais.
Fávaro enfatizou o apoio do Ministério da Agricultura (Mapa) nas adequações necessárias para fortalecer a logística agropecuária no aeroporto. Acompanhado por autoridades e assessores, o ministro teve a oportunidade de visitar as instalações e observar de perto os cavalos e pintinhos que transitam pelo aeroporto.
A Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) informou que aeroporto é o maior terminal do país em valor de cargas, ficando atrás apenas do Porto de Santos, e o quarto maior em volume de passageiros. A visita do ministro Carlos Fávaro reforça a importância estratégica do aeroporto no contexto da agricultura e pecuária nacional.
Informações do Ministério da Agricultura e Pecuária
Leia mais: