Terremoto no Sudeste Asiático derruba torre de controle de aeroporto

Um terremoto de grande magnitude atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28), causando destruição em diversas cidades do país e afetando também a vizinha Tailândia.

O tremor, que registrou 7,7 graus na escala Richter e teve profundidade de 10 km, provocou desabamentos e deixou pelo menos 16 mortos, segundo informações da Folha de São Paulo.

Na Tailândia, um prédio em construção desabou na capital, Bangkok, deixando uma vítima fatal e vários feridos, como mostra o vídeo acima. Equipes de resgate conseguiram retirar dezenas de trabalhadores dos escombros, segundo o Instituto Nacional de Medicina de Emergência do país.

Em Mianmar, a cidade de Mandalay, a segunda maior do país, foi uma das mais afetadas, com diversos edifícios destruídos e danos significativos à infraestrutura local. O terremoto foi seguido por um forte tremor secundário, aumentando ainda mais os impactos na região.

No Aeroporto de Mandalay, passageiros precisaram correr para o pátio, seguindo o plano de evacuação previsto para catástrofes. Apesar do pânico e da correria, ninguém ficou ferido. O terminal é o segundo mais movimentado da antiga Birmânia.

Já em Nay Pyi Taw, mais ao sul do país, a situação foi ainda mais grave: a torre de controle do aeroporto da cidade desabou, vitimando pelo menos cinco pessoas, todas funcionárias do local.

Até o momento, não há outros danos reportados ao sistema de aviação civil do país, e os voos começaram a ser restabelecidos no início da noite desta sexta-feira.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Para beneficiar o futuro do espaço aéreo, antenas ultraleves para aeronaves...

0
Além de reduzir o arrasto ao se conformar à forma da aeronave, as antenas de aerogel economizam peso e espaço e possibilitam ajustar