
Um terremoto de grande magnitude atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28), causando destruição em diversas cidades do país e afetando também a vizinha Tailândia.
O tremor, que registrou 7,7 graus na escala Richter e teve profundidade de 10 km, provocou desabamentos e deixou pelo menos 16 mortos, segundo informações da Folha de São Paulo.
🚨 ‼️ TERREMOTO DE MAGNITUDE 7.7 ATINGE MYANMAR ‼️ 🚨
— Sacani (Space Today) – AKA Gordão Foguetes (@SpaceToday1) March 28, 2025
Um edifício em Bangkok (Distrito de Chatuchak), Tailândia desabou devido ao terremoto massivo em Myanmar . O edifício estava em construção quando desabou.
Myanmar foi atingida por um terremoto de magnitude 7,7 seguido por… pic.twitter.com/XMH9zNFiLz
Na Tailândia, um prédio em construção desabou na capital, Bangkok, deixando uma vítima fatal e vários feridos, como mostra o vídeo acima. Equipes de resgate conseguiram retirar dezenas de trabalhadores dos escombros, segundo o Instituto Nacional de Medicina de Emergência do país.
Em Mianmar, a cidade de Mandalay, a segunda maior do país, foi uma das mais afetadas, com diversos edifícios destruídos e danos significativos à infraestrutura local. O terremoto foi seguido por um forte tremor secundário, aumentando ainda mais os impactos na região.
The scene at Mandalay Airport during the 7.7 magnitude earthquake that struck the Sagaing Region in northwestern Myanmar today.
— Myanmar Now (@Myanmar_Now_Eng) March 28, 2025
Damage has also been reported in Naypyidaw, the administrative capital of the ruling military junta. pic.twitter.com/4Y856aASIe
No Aeroporto de Mandalay, passageiros precisaram correr para o pátio, seguindo o plano de evacuação previsto para catástrofes. Apesar do pânico e da correria, ninguém ficou ferido. O terminal é o segundo mais movimentado da antiga Birmânia.
Já em Nay Pyi Taw, mais ao sul do país, a situação foi ainda mais grave: a torre de controle do aeroporto da cidade desabou, vitimando pelo menos cinco pessoas, todas funcionárias do local.
🚨Breaking News🚨 Severe Damage Reported at Naypyidaw International Airport ✈️
— aircraftmaintenancengineer (@airmainengineer) March 28, 2025
Heavy damage has struck Naypyidaw International Airport near Myanmar's capital, with the air traffic control tower collapsing, resulting in at least five fatalities. The runway has also sustained… pic.twitter.com/j9TEi8PuqH
Até o momento, não há outros danos reportados ao sistema de aviação civil do país, e os voos começaram a ser restabelecidos no início da noite desta sexta-feira.