Na última quarta-feira (5), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou a Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, a operar voos internacionais de 7 a 9 de junho, para o transporte exclusivo da equipe de futebol Delfín Sporting Club, do Equador, para participar dos jogos da Copa Conmebol Sul-Americana 2024. O Sport Club Internacional enfrentará o Delfín neste sábado (8), a partir de 21h30, pela 5ª rodada do torneio, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).
A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e foi assinada pelo superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC, Giovano Palma. No entanto, a liberação exclusiva para pouso e decolagem do avião da delegação equatoriana prevê a comunicação prévia, com 48 horas de antecedência, à base aérea para o uso da pista do aeródromo.
Para operar o voo internacional, a resolução determina ainda o acionamento dos escritórios regionais da Receita Federal, da Polícia Federal (PF), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Vigiagro).
A comunicação obrigatória de chegadas e partidas à Superintendência Regional da Secretaria da Receita Federal deve ser feita com o envio digital de informações e cópias de documentos necessários ao controle aduaneiro e alfandegário, com pelo menos 24 horas de antecedência.
Para a Anvisa, a comunicação deve ser feita por e-mail, 48 horas antes, contendo informações sobre a data e o horário de chegada da aeronave, empresa aérea, número do voo, dados de identificação de todos os viajantes, lista de medicamentos e produtos para a saúde sob posse da delegação.
A portaria também proíbe operações de abastecimento de água e esgotamento sanitário das aeronaves que fizerem o transporte internacional dos jogadores.
Base Aérea de Canoas
Devido à suspensão por tempo indeterminado das operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, desde 27 de maio, a Base Aérea de Canoas, que fica a aproximadamente 15 quilômetros da capital gaúcha, tem operado voos comerciais, com transporte aéreo de passageiros e cargas, para atender à demanda reprimida provocada pelas fortes chuvas e enchentes no estado.
A partir da próxima segunda-feira (10), a Base Aérea de Canoas terá a operação emergencial dobrada, de 35 para 70 voos semanais, o que equivale a dez voos diários, conforme anunciado pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
O embarque e desembarque de passageiros na Base Aérea têm sido administrados pela empresa concessionária do Aeroporto Internacional Salgado Filho, a Fraport Brasil, na estrutura operacional montada para ser um terminal no Park Shopping Canoas.
Informações da Agência Brasil
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.
Leia mais: