
A companhia aérea Trigana Air, baseada na Indonésia, confirmou que um de seus aviões foi alvejado por disparos de arma de fogo instantes após a decolagem, tendo sido atingido por uma das balas.
Segundo reporta o portal local Antara News, a empresa afirmou que não vai mais operar voos para Dekai, na Indonésia, por tempo indeterminado, após o incidente em que seu avião Boeing 737-500 foi danificado por um grupo criminoso armado.
O gerente de segurança da aviação da Trigana Air, comandante Alfred, confirmou na noite deste sábado, 11 de março, que os serviços de voo foram suspensos naquele aeroporto.
“É verdade que suspendemos temporariamente os voos para Dekai e estamos discutindo internamente”, disse o comandante, por meio de um comunicado.
Um dos passageiros do avião afirmou que ouviu um tiro atingindo o avião logo após a decolagem, quando o avião ainda estava não muito longe do final da pista, sobre um riacho ou rio.
Não houve vítimas no incidente e o avião pousou com segurança no aeroporto Sentani, em Jayapura, transportando 66 passageiros. Imagens publicadas mostram o que seriam danos causados pela bala no interior do avião:
Trigana Air Service Boeing 737-500 (PK-YSC, built 1992) was being shot at from the ground during approach and while taking off again at Yakushimo-Dekai Airfield (WAVD), Papua, Indonesia. Projectiles entered the cabin and one of 66 passengers sustained https://t.co/ooGoNLI83v… https://t.co/KedW7kzI4L pic.twitter.com/6lMZiDhd65
— JACDEC (@JacdecNew) March 11, 2023
Trigana Air 737 hit by gunfire on departure from Dekai Nop Goliat Airport in Indonesia. The bullet penetrated the fuselage and struck a passenger seat, however no injuries reported. The airline has suspended services to Dekai until further notice. https://t.co/FtxaFs750q pic.twitter.com/TUOImoXBtz
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) March 11, 2023
Segundo dados das plataformas de rastreamento online de voos, o Boeing 737-500 de matrícula PK-YSC, o único deste modelo na frota da Trigana, subiu até 23 mil pés durante o voo. Esta é a altitude normalmente utilizada nesta rota, segundo registros de voos anteriores feitos com o mesmo avião.
Segundo reporta o The Aviation Herald, a polícia indonésia afirmou que quatro tiros já tinham sido ouvidos quando o avião pousou. Depois, na decolagem, outros cinco disparos ocorreram, quando então houve o dano.