Todo descascado, A400M ‘guerreiro’ fez 1º voo com combustível sustentável

Imagem: Airbus

No último mês de julho, a campanha de voo de teste com Combustível Sustentável de Aviação (SAF) foi iniciada pela equipe do programa A400M com a unidade de Sistemas Aéreos Militares da divisão de Defesa e Espaço (Airbus Defence and Space). O primeiro voo de teste usando 29% de SAF em um de seus 4 motores provou ser bem-sucedido, avançando na descarbonização de voos militares.

Conforme relata a fabricante aeroespacial europeia, uma mistura de nervosismo e emoção tomou conta dos membros da equipe na pista da fábrica da Airbus em San Pablo, em Sevilha, na Espanha, em um dia extremamente quente de julho, quando o primeiro voo de teste com SAF estava finalmente acontecendo com um Airbus A400M.

O MSN4 (número de série de fabricação do avião), de matrícula EC-404, ou ’Grizzly 4’, como é conhecido entre a equipe, entrou na pista com um de seus motores, especificamente o motor número 2, alimentado com mistura de combustível contendo 29% de SAF.

Para este primeiro voo, estamos usando um tipo de SAF chamado HEFA (Ésteres e Ácidos Graxos Hidroprocessados) que é feito de resíduos de óleos, vegetais e gorduras, e também livre de aromáticos e enxofre, por isso é muito eficiente e bom para os motores. É um combustível drop-in, ou seja, que não há necessidade de modificar os sistemas dos motores e não há limitações técnicas”, explicou Ana Belén Blanco, Líder Técnica de SAF no A400M.

Para este primeiro voo de teste, o uso do SAF foi limitado a um motor para melhor analisar o comportamento do sistema de combustível alimentando um único motor.

O voo teste seguiu para o norte de Huelva e depois pousou em segurança em Sevilha, fazendo uma viagem de mais de uma hora no total. A satisfação da tripulação já era evidente em seus rostos ao desembarcar da aeronave, prontos para compartilhar o resultado.

Durante o voo, fizemos uma comparação aproximada entre o motor número 2, que usava SAF, e os outros 3 motores que usavam o combustível padrão Jet A1, então tivemos uma ótima oportunidade de comparar o desempenho dos diferentes combustíveis”, disse César González, engenheiro de teste de voo da Airbus Defence and Space. 

Os resultados que obtivemos confirmaram que o uso deste SAF misturado não afeta o desempenho dos motores ou da aeronave, de modo que o A400M pode receber todo o potencial dele em termos de benefício ambiental”, acrescentou González.

Imagem: Airbus

O SAF é um combustível alternativo comprovado que pode reduzir as emissões de CO₂ do ciclo de vida em até 85% em comparação com o combustível convencional. O primeiro voo de um A400M usando SAF demonstrou que tanto a aeronave quanto seus motores TP400-D6, não testados antes com esse tipo de combustível, estão alinhados com esses novos requisitos com uma mistura de 50% SAF certificado para uma aviação militar mais sustentável.

A Airbus e a EuroProp International, responsável pelo projeto, desenvolvimento, fabricação e suporte ao motor turboélice TP400-D6, concordaram em estabelecer o roteiro conjunto para a certificação de 100% SAF, tornando este primeiro voo um passo em direção a esse objetivo.

Com mais de 100 aeronaves A400M implantadas em 8 países diferentes, a Airbus comenta que oferecer a capacidade de usar SAF é uma das prioridades da empresa. “Nossos operadores expressaram sua disposição de usar o SAF em suas operações militares e estamos aqui para responder às suas necessidades”, disse Rocío Gutierrez Alonso, Engenheiro-Chefe da Usina A400M.

Imagem: Airbus

‘Grizzly 4’: um guerreiro experiente para uma missão crucial

Para uma missão tão importante, era necessário um dos “guerreiros” mais experientes da Airbus. O ‘Grizzly 4’, em serviço desde 20 de dezembro de 2010, foi o selecionado entre as “tropas” para realizar este primeiro voo de teste com SAF entre os Sistemas Aéreos Militares da Airbus. E assim o MSN4 se vê guiando seus sucessores para o futuro: a descarbonização da aviação militar.

MSN4 tem sido usado para todos os tipos de testes ao longo dos anos. Entre eles, foi determinante para o desenvolvimento e certificação das capacidades de reabastecimento em voo (AAR) como reabastecedor e receptor, além de lançamentos de carga e pára-quedas.

Este primeiro voo com SAF é o número F994 no histórico de serviço impecável do MSN4, portanto, faltam apenas seis voos para uma merecida “aposentadoria” após quase 2.000 horas de voo.

O Grizzly 4’ mostra seu desgaste de todas as operações, mas sua robustez, capacidade e confiabilidade permaneceram intactas ao longo de sua carreira. A fabricante destaca que a aeronave ainda está em boa forma para cumprir uma de suas últimas e cruciais missões: liderar o caminho para uma aviação militar mais sustentável na Airbus.

A corrida pela aviação militar sustentável

Este primeiro voo, realizado com um motor usando SAF misturado, é um primeiro passo no roteiro de longo prazo no qual a Airbus está embarcada para alcançar a prontidão e certificação SAF 100% para o A400M.

Operadores do Airbus A400M recentemente mostraram seu interesse em usar SAF 50% certificado, então o objetivo da Airbus era realizar este primeiro voo de teste como parte de suas melhores práticas. Após seu desempenho bem-sucedido, os operadores do quadrimotor agora podem voar usando até 50% do combustível misto certificado, e a Airbus continuará apoiando-os ao longo do caminho.

Além disso, Airbus, OCCAR e A400M Nations estão envolvidos em discussões iniciais para desenvolver o roteiro para a certificação e uso operacional de 100% SAF em aeronaves. Neste projeto SAF, todas as divisões da Airbus estão trabalhando em estreita colaboração para compartilhar conhecimento e lições aprendidas. 

Este voo de um A400M usando SAF é um primeiro passo em nossa divisão que cria o impulso para avançar de forma constante e persistente em um ritmo eficiente ao longo deste caminho para a sustentabilidade”, afirmou Gutiérrez.

Para avançar, mais testes de voo com SAF estão planejados para os próximos meses para o C295 e o A330 MRTT, que em breve se juntarão ao A400M nesta corrida em direção à aviação militar sustentável.

Informações da Airbus

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias