Início Acidentes e Incidentes

Todos a bordo sobrevivem após avião Fokker 50 capotar no pouso; veja detalhes

Um avião Fokker 50 da companhia Jubba Airways, da Somália, acidentou nesta segunda-feira, 18 de julho, durante o pouso, mas todos a bordo foram capazes de evacuar a aeronave em segurança.

O equipamento envolvido, segundo reporta o The Aviation Herald, foi o registrado sob a matrícula 5Y-JXN, quando estava realizando um voo de Baidoa para Mogadíscio, ambas cidades na Somália, com 36 pessoas a bordo.

O bimotor turboélice capotou ao pousar na pista 05 de Mogadíscio, terminado de cabeça para baixo e deixando a asa esquerda para trás na pista e parte da asa direita rompida. Como os tanques de combustível ficam nas asas, houve eclosão de chamas, mas os ocupantes conseguiram sair sem ferimentos.

Em nota, a Jubba Airways confirmou que sua aeronave 5Y-JXN sofreu um acidente ao pousar em Mogadíscio por volta das 11:30 locais (08:30Z), e que todos os ocupantes conseguiram evacuar com segurança.

A Autoridade de Aviação Civil da Somália informou que o Fokker 50 acidentou-se no início da pista 05, e que uma investigação foi aberta.

O Aeroporto de Mogadíscio – Imagem: Google Earth

Este foi o segundo acidente com esse modelo de aeronave na África em poucos dias, já que no sábado, 16 de julho, outro Fokker 50 teve problemas quando pousou em Rubkona, no norte do Sudão do Sul. Apesar da coincidência, não há relação entre os dois casos.

Sair da versão mobile