
Nesta semana, foi revelada uma discussão na frequência de rádio do Aeroporto de Recife, que se iniciou após um piloto da aviação comercial desrespeitar um piloto-aluno que estava em treinamento. Em resposta, o Aeroclube se posicionou.
Os pilotos que estavam em um turboélice e num jato Airbus de uma companhia aérea reclamaram do tempo de ocupação de pista de um avião Piper Seneca, bimotor leve a pistão, que realizava treinamento de pouso por instrumentos (ILS), já que o Aeroporto de Recife é o único do estado que possui esse equipamento.
O áudio desta discussão se disseminou na internet e várias pessoas rechaçaram a postura dos pilotos da companhia aérea, que usaram de maneira indevida a frequência do controle de tráfego aéreo para, inclusive, ofender o aluno em treinamento.
Desta maneira, o Aeroclube de Pernambuco, dono da aeronave Seneca II que realizava o treinamento, divulgou um vídeo nesta quinta-feira pedindo respeito e dizendo: “Sabemos que todo grande piloto começou com sonhos e humildade em pequenas aeronaves. Cada voo é uma jornada de aprendizado e superação. Lembre-se: a aviação é uma comunidade onde o respeito e a camaradagem são essenciais. Todos os pilotos, independentemente do tamanho da aeronave, merecem consideração e apoio.”
Confira a seguir o conteúdo completo: