‘Todos os passageiros foram avisados’, afirma ITA sobre cancelamentos de voos

Durante audiência da Câmara dos Deputados, na manhã desta segunda-feira (6), o Diretor de Relações Institucionais do Grupo Itapemirim, Ricardo Bezerra, afirmou que todos os passageiros estão sendo avisados dos cancelamentos. A afirmação vai de encontro ao que os passageiros têm relatado aos serviços de proteção ao consumidor.

A empresa aérea, parte do Grupo Itapemirim, foi convidada a participar de uma audiência pública realizada pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, a qual é coordenada pelo Deputado Roman (Patriota-PR). O encontro teria por fim a discussão sobre as regras de concessão de outorgas a novas empresas aéreas, em face a denúncias de repetidos cancelamentos de voos, falta de comunicação aos passageiros e pendências trabalhistas da ITA.

Também estiveram presentes na audiência representantes da Família Cola, antiga dona do Grupo Itapemirim, representante da ANAC, parlamentares e o Diretor de Relações Institucionais do Grupo Itapemirim, Ricardo Bezerra.

“Tivemos cancelamentos de voos? Tivemos, e todos os passageiros foram avisados. Por que tivemos cancelamento de voos? Justamente por isso, para não botar a operação em risco, em qualquer sinal de alerta, tem que cancelar o voo”, afirmou Bezerra. Dentre os motivos alegados pelo representante da ITA para os cancelamentos, estariam as burocracias para conseguir aeronaves e suprimentos durante a pandemia do coronavírus.

A afirmação, no entanto, vai de encontro ao que alegam passageiros. Além dos relatos que recebemos diretamente de passageiros, matérias de outros veículos e informações de entidades de proteção ao consumidor como o Consumidor.Gov ou o Procon-SP também trazem uma quantidade razoável de pessoas indicando que não foram informadas dos cancelamentos de alterações de voos. O Ministério Público Federal também recebeu denúncias e está apurando tais cancelamentos.

Enquanto isso, os passageiros que se sentem lesados, estão procurando a justiça, assim como fazem com as demais empresa aérea.

Veja abaixo a audiência da Câmara dos Deputados na íntegra:

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Projeto chinês Prosperity I avança rumo à Europa ao agregar ex-gerente...

0
A primeira tarefa da equipe é obter a certificação da Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA) para o táxi voador 'Prosperity I'.