
Um Boeing 737 iraquiano, que deveria decolar para um voo de passageiros, teve todos os pneus dos trens de pouso estourados, após os pilotos abortarem a partida, no último domingo, 4 de dezembro. O incidente ocorreu com o modelo 737-800 da Iraqi Airways, registrado YI-ASV, que deveria realizar o voo IA-2013 de Bagdá, no Iraque, para Medina, na Arábia Saudita.
Conforme informações do The Aviation Herald, o jato acelerou sobre a pista 15L do aeroporto internacional de Bagdá, quando os pilotos decidiram abortar a decolagem em alta velocidade, a cerca de 146 nós sobre o solo (pouco mais de 270 km/h).
A aeronave diminuiu a velocidade, parou na pista e foi desativada devido ao estouro de todos os pneus do trem de pouso principal. Desde então, a aeronave permanece no solo. Abaixo, é possível ver a extensão dos danos causados com o estouro dos pneus. Ainda não há informações sobre o que levou os pilotos a abortarem a decolagem.
Um Airbus A330-200 com registro YI-AQY foi alocado como substituto e levou os passageiros cerca de 17 horas após a ocorrência.
Leia mais: