Tom Cruise vibra: ‘Top Gun: Maverick’ está próximo de atingir $1 bilhão em bilheteria

O sucesso de “Top Gun: Maverick” continua, mesmo semanas após o seu lançamento, e agora pode bater um grande recorde.

Divulgação – Paramount

O que já se tornou o filme de aviação mais assistido do mundo, superando o seu antecessor, “Top Gun: Ases Indomáveis”, de 1986, está próximo de atingir a cifra de $1 bilhão de dólares (R$5,29 bi). Segundo revelou a NBC News, o filme já ultrapassou a marca de $925 milhões de dólares em bilheteria e deve continuar subindo, já que a próxima grande estreia é de “Thor: Amor e Trovão”, que chega na primeira semana julho, dando bastante tempo para Tom Cruise continuar liderando.

O novo filme do Universo Marvel é esperado, mas não tanto quanto outros blockbusters que saíram recentemente, como o próprio “Top Gun”, “Jurassic World” e “Buzz Lightyear”. Inclusive, “Top Gun” não foi alcançado por “Buzz Lightyear”, que tem sofrido boicotes de conservadores pelas cenas de beijo lésbico, e também não teria angariado tanto público, que esperava o personagem igual ao brinquedo de “Toy Story”, e não a história por trás do patrulheiro espacial.

No caso de “Top Gun”, dos $925 milhões arrecadados, $475 mi foram nos dois países norte-americanos e o restante no exterior. Esta divisão quase “meio a meio” chama a atenção pelo um raro equilíbrio de público no mercado interno americano e externo (o externo deveria estar à frente numa condição normal).

Em parte, isso acontece porque o filme não está sendo veiculado na Rússia e Ucrânia, por causa da guerra, e na China, pelo boicote do governo local, já que Tom Cruise manteve a jaqueta do filme original com a Bandeira de Taiwan.

Streaming

Olhando adiante, a única grande ameaça para “Top Gun” é “Avatar 2”, que chega em dezembro. A megaprodução é a sucessão do maior sucesso de bilheteria de toda história, “Avatar”. A depender da data de chegada, em dezembro, não está garantido (apesar de provável) que “Avatar” vai bater $1 milhão antes do Réveillon.

Outro ponto a se considerar é que “Top Gun” não vai chegar tão cedo ao Streaming, por decisão da Paramount e de Tom Cruise. Ao contrário dos 45 dias, em média, que os filmes novos tem demorado para ir para “a locadora digital”, o filme de aviação militar deve bater 120 dias, chegando apenas em setembro na Paramount Plus.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

ANAC lança página dedicada a seu Programa de Transformação Digital

0
O Programa de Transformação Digital (PTD), criado para auxiliar operadores aéreos e organizações de manutenção no processo