O sucesso de “Top Gun: Maverick” continua, mesmo semanas após o seu lançamento, e agora pode bater um grande recorde.
O que já se tornou o filme de aviação mais assistido do mundo, superando o seu antecessor, “Top Gun: Ases Indomáveis”, de 1986, está próximo de atingir a cifra de $1 bilhão de dólares (R$5,29 bi). Segundo revelou a NBC News, o filme já ultrapassou a marca de $925 milhões de dólares em bilheteria e deve continuar subindo, já que a próxima grande estreia é de “Thor: Amor e Trovão”, que chega na primeira semana julho, dando bastante tempo para Tom Cruise continuar liderando.
O novo filme do Universo Marvel é esperado, mas não tanto quanto outros blockbusters que saíram recentemente, como o próprio “Top Gun”, “Jurassic World” e “Buzz Lightyear”. Inclusive, “Top Gun” não foi alcançado por “Buzz Lightyear”, que tem sofrido boicotes de conservadores pelas cenas de beijo lésbico, e também não teria angariado tanto público, que esperava o personagem igual ao brinquedo de “Toy Story”, e não a história por trás do patrulheiro espacial.
No caso de “Top Gun”, dos $925 milhões arrecadados, $475 mi foram nos dois países norte-americanos e o restante no exterior. Esta divisão quase “meio a meio” chama a atenção pelo um raro equilíbrio de público no mercado interno americano e externo (o externo deveria estar à frente numa condição normal).
Em parte, isso acontece porque o filme não está sendo veiculado na Rússia e Ucrânia, por causa da guerra, e na China, pelo boicote do governo local, já que Tom Cruise manteve a jaqueta do filme original com a Bandeira de Taiwan.
Streaming
Olhando adiante, a única grande ameaça para “Top Gun” é “Avatar 2”, que chega em dezembro. A megaprodução é a sucessão do maior sucesso de bilheteria de toda história, “Avatar”. A depender da data de chegada, em dezembro, não está garantido (apesar de provável) que “Avatar” vai bater $1 milhão antes do Réveillon.
Outro ponto a se considerar é que “Top Gun” não vai chegar tão cedo ao Streaming, por decisão da Paramount e de Tom Cruise. Ao contrário dos 45 dias, em média, que os filmes novos tem demorado para ir para “a locadora digital”, o filme de aviação militar deve bater 120 dias, chegando apenas em setembro na Paramount Plus.