Início Variedades

Veja como foi a tomada do Airbus A330 da Azul pela Polícia Federal

Na última sexta-feira, 11 de dezembro, homens do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Federal fizeram um Exercício Simulado de sequestro em um Airbus A330 da Azul Linhas Aéreas, em Campinas (SP).

O treinamento foi feito pelo COT – Comando de Operações Táticas – da Polícia Federal do Brasil. O COT é a elite da organização, sendo a principal força de operação especial em conjunto com o GPI (Grupo de Pronta Intervenção).

São os prepostos para resgate e negociação com reféns envolvendo aeronaves em território nacional, sendo a única tropa treinada para tal fim além do Pelotão Punhal e PARA-SAR da Força Aérea Brasileira.

Para uma simulação mais realista, foi empregado o Airbus A330-200 da Azul de matrícula PR-AIX, e os figurantes foram 97 alunos de uma escola de formação de Comissários de Voo e Pilotos de Avião.

Na retomada da aeronave, os agentes estavam equipados com fuzis Heckler & Koch HK416A3 e HK417A1, sendo que uma parte dos policiais embarcou por equipamentos normais disponíveis no aeroporto enquanto a outra o fez através de um veículo especial Renault Sherpa APC.

Este veículo especial conta com uma rampa na parte superior, que facilitou o rápido acesso do COT na porta dianteira do lado esquerdo do A330. Já na porta traseira do mesmo lado, foi utilizada uma escada convencional de acesso à aeronave.

Do outro lado do avião, foram utilizadas duas escadas retráteis do próprio COT para ter acesso à porta dianteira direita. A evacuação dos reféns se deu apenas pelo lado esquerdo.

A ação foi rápida e é necessária para manter a proficiência dos agentes em situação de terrorismo, assim como foi uma boa experiência para os futuros comissários e pilotos caso um dia se tornem vítimas de um sequestro.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile