Top Gun se torna o filme mais rentável do ano e quebra críticas

Em meio a críticas pelo que parte da imprensa está chamando de “representar uma masculinidade tóxica”, o novo filme de Top Gun voa alto e já é o longa mais rentável do ano nos Estados Unidos, superando a Marvel.

Foto: Paramount Pictures

Embora as magias incríveis do filme “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, o público parece que tem escolhido pelos encantos das manobras reais dos caças F-18 Super Hornet de Top Gun, segundo a mais recente pesquisa dos campeões de bilheteria.

Recentemente, a “Fórmula do Universo Marvel” foi superada pelo longa inspirado na aviação, que dá sequência ao clássico de 1986 e que marcou a carreira de Tom Cruise, vindo a se tornar o filme de aviação mais visto da história (e o filme de guerra também de maior sucesso, se considerá-lo nesta categoria, superando o igualmente aclamado “Sniper Americano”, com Bradley Cooper).

Em “Top Gun: Maverick”, a fidelidade em relação ao primeiro filme e à aviação militar como um todo agradou em muito o público, que tem ido ao cinema mais de uma vez ver o filme. O conjunto caças avançados, com pouco CGI, atores consagrados e uma missão praticamente impossível (ironicamente) era uma receita que, para alguns jornalistas, não faria mais sucesso nos dias de hoje.

Citando alguns exemplos. Para Leo Aversa, do Jornal O Globo, o filme tem “Machismo Tóxico”; enquanto que para Pedro Certezas, comentarista na TNT Sports, o longa é uma “propaganda do exército norte-americano”, mesmo que o filme tenha sido todo gravado nas dependências e aeronaves da Marinha e Fuzileiros, não do Exército.

Apesar das críticas, que também ocorreram em veículos fora do Brasil, Top Gun mantém a liderança no ano. No ranking geral de rentabilidade, Top Gun superou Doutor Estranho, inclusive seguindo a receita do primeiro filme do Universo Marvel, o Homem de Ferro, onde um egocêntrico homem do meio militar salva o dia.

No filme de Tom Cruise, a personalidade de Maverick é mantida e não é à toa: se o filme é sobre uma escola militar dos EUA, é esperado que os atores tenham personagens que sejam um tanto quanto motivados e exagerados, já que, na história, eles vão pra guerra e matam pessoas, sendo esse seu trabalho, tal qual na vida real.

Partindo para os números, segundo a revista Variety, o novo filme de Tom Cruise passou dos $400 milhões arrecadados, superando o Multiverso que bateu $398 milhões desde o lançamento. E a tendência é que ele continue no topo, já que os próximos grandes lançamentos também são da Marvel, mas não incluem Homem Aranha, Capitão América ou Homem de Ferro, que são os maiores sucesso.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias