![](https://aeroin.net/wp-content/uploads/2023/01/Image-23010801-1024x683.jpg)
Uma gravação que passou a ser compartilhada nas redes sociais neste final de semana mostra o momento em que um Boeing 737 sofreu um incidente nos instantes finais da aproximação de pouso.
As cenas do vídeo a seguir (aguarde alguns instantes caso o play não apareça de imediato) foram captadas por um dos passageiros em um assento logo atrás da asa, sendo possível acompanhar a ponta da asa atingindo a pista antes dos pilotos procederem com a arremetida.
Boeing 737 wing strike 😳
— Aviation (@ilove_aviation) January 8, 2023
📹: Just James pic.twitter.com/7ML7NdH0Rq
Como visto nas cenas acima, a parte inferior do winglet (dispositivo de ponta de asa que melhora a eficiência aerodinâmica da asa) foi destruída pelo contato com o solo e muitas faíscas foram emitidas como consequência do atrito.
Também é possível ver por completo a numeração “13” da cabeceira da pista, o que revela que o Boeing 737 estava bastante à esquerda da linha central, já que a numeração sempre fica no centro.
Não é possível, e nem se deve, tirar conclusões sobre o que pode ter acontecido para tal incidente. Só o que se vê, nesse curto trecho de vídeo, é que houve grandes variações no ângulo das asas nesses instantes finais da aproximação, podendo significar instabilidades por condições adversas de vento, porém, podem existir outros fatores envolvidos.
Até a publicação dessa matéria, ainda não foi possível obter detalhes adicionais sobre a data, o voo ou o aeroporto em que aconteceu o incidente. Novas informações serão atualizadas caso se façam conhecidas.
Atualização: a aeronave seria o Boeing 737-800 de matrícula N13716, da United Airlines, quando pousando na pista 13 do aeroporto de La Guardia, em Nova York, no ano de 2016.