Toque de asa de Boeing 737 no solo na hora do pouso é filmada por passageiro; assista à cena

O momento do incidente, em cena do vídeo a seguir

Uma gravação que passou a ser compartilhada nas redes sociais neste final de semana mostra o momento em que um Boeing 737 sofreu um incidente nos instantes finais da aproximação de pouso.

As cenas do vídeo a seguir (aguarde alguns instantes caso o play não apareça de imediato) foram captadas por um dos passageiros em um assento logo atrás da asa, sendo possível acompanhar a ponta da asa atingindo a pista antes dos pilotos procederem com a arremetida.

Como visto nas cenas acima, a parte inferior do winglet (dispositivo de ponta de asa que melhora a eficiência aerodinâmica da asa) foi destruída pelo contato com o solo e muitas faíscas foram emitidas como consequência do atrito.

Também é possível ver por completo a numeração “13” da cabeceira da pista, o que revela que o Boeing 737 estava bastante à esquerda da linha central, já que a numeração sempre fica no centro.

Não é possível, e nem se deve, tirar conclusões sobre o que pode ter acontecido para tal incidente. Só o que se vê, nesse curto trecho de vídeo, é que houve grandes variações no ângulo das asas nesses instantes finais da aproximação, podendo significar instabilidades por condições adversas de vento, porém, podem existir outros fatores envolvidos.

Até a publicação dessa matéria, ainda não foi possível obter detalhes adicionais sobre a data, o voo ou o aeroporto em que aconteceu o incidente. Novas informações serão atualizadas caso se façam conhecidas.

Atualização: a aeronave seria o Boeing 737-800 de matrícula N13716, da United Airlines, quando pousando na pista 13 do aeroporto de La Guardia, em Nova York, no ano de 2016.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aeroporto de Foz do Iguaçu (PR) registra maior taxa de embarques...

0
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); Com exceção das capitais e regiões metropolitanas, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu acumulou...