Torre Digital da Saab se torna uma realidade cada vez mais próxima na aviação do Brasil

Torre de Controle digital já em uso na Suécia – Imagem: Saab

O interesse por Torres Digitais está crescendo rapidamente em todo o mundo, inclusive na América Latina. Para apoiar esse interesse crescente, a Saab e a Atech, empresa do grupo Embraer, estão unindo forças para fornecer uma solução de Torre Digital sustentável e eficiente para a região.

Com uma Torre Digital, os controladores de tráfego aéreo ficam em um centro de controle remoto no solo, que pode ser até mesmo em uma localidade fora do aeroporto, e visualizam as operações através de um sistema de câmeras que reproduzem a mesmo visão que teriam em uma torre padrão.

A Saab tem uma sólida experiência na execução de todo o processo de operação de Torres Digitais, desde a fase inicial, fazendo análises técnicas, de negócios e implementação, até treinamento e gerenciamento de mudanças organizacionais. O primeiro aeroporto controlado remotamente no mundo foi desenvolvido e colocado em operação pela LFV (Administração de Aviação Civil Sueca) e Saab, operando desde 21 de abril de 2015.

Agora, por meio da parceria entre a Saab e Atech, essa experiência será disponibilizada para aplicações civis e militares na América Latina. A Atech com seu portfólio de soluções digitais, como o AFIS (Serviços de Informação de Voo de Aeródromo) remoto em operação no DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), e sua forte presença e conhecimento sobre a região, unida à liderança industrial da Saab em Torres Digitais, formam uma forte combinação para atuar no mercado de soluções digitais ATM (Gerenciamento de Tráfego Aéreo).

“A parceria com a Atech no mercado latino-americano melhorará nossa oferta de produtos locais e fornecerá um modelo de negócios que combina o melhor dos dois mundos”, diz Per Ahl, CEO da Saab Digital Air Traffic Solutions.

Representantes da Atech e da Saab celebram o acordo de cooperação

“Com a Saab, será possível oferecermos soluções de Torre Digital atrativas, para aplicações civis e militares, expandindo a integração de operações remotas às nossas soluções digitais ATM”, diz Edson Mallaco, CEO da Atech.

Esta cooperação é a base para próximas inovações conjuntas no apoio também aos novos serviços digitais eficientes, bem como uma forma de reduzir a pegada ambiental geral do mercado ATM.

Informações da Assessoria de Imprensa

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias