Início Empresas Aéreas

Total Express terá sua própria empresa aérea no Brasil; dados da ICAO confirmam

Aeronave reservada pela Anívia – Foto: NAC Cargo

EXCLUSIVO – Ao longo dos últimos meses, o AEROIN tem informado com exclusividade sobre a abertura de uma nova empresa aérea brasileira, cuja razão social é Anívia Servicos Aereos e os sócios estão conectados à conhecida empresa de logística Total Express. Com o passar do tempo, o processo avançou, a empresa entrou em contato, mas não forneceu detalhes e ainda restava a dúvida a respeito de como essa nova companhia se apresentaria ao mercado.

No entanto, uma informação recebida de uma fonte próxima da ICAO indica que a Anívia se posicionará no setor aéreo também como Total Express. Segundo passou a constar dos registros da entidade ligada às Nações Unidas, a nova empresa aérea brasileira reservou o código “”TOT” e o callsign de chamada de rádio será “TOTAL EXPRESS”.

Primeira aeronave

Recentemente, passou a constar do Registro Aeronáutico Brasileiro a reserva da primeira aeronave, um Boeing 737-300, que será o PS-TOT. A companhia também indica que a aeronave tem o número de série (msn) 25215.

O msn 25215 pertence a um Boeing 737-300 de 31 anos, fabricado em 1991, e entregue inicialmente à Lufthansa, como avião de passageiros. Foi retirado de serviço pela empresa alemã em 2016 e convertido em cargueiro em 2019. No mesmo ano, foi entregue à empresa americana Northern Air Cargo (NAC), especializada em fretamentos no norte dos EUA e Alasca, onde voa até hoje com a matrícula N362NC.

Mais da empresa

Segundo apurou o AEROIN em maio, a nova empresa tem como sócios a estrangeira Centuria Holdings, além dos brasileiros Fabio Carvalho e Felipe Alves Lima. Carvalho é um empreendedor em série brasileiro, especializado em reestruturação de negócios. Dentre as empresas mais conhecidas vinculadas a ele estão a Abril Comunicações, que assumiu em 2018, a Total Express, as varejistas Leader e Casa & Video, e a editora Dinap. Ele também é membro do conselho do Banco Pan.

O sócio de Fábio na Anivia Serviços Aéreos é Felipe Alves Lima, empresário e executivo que lidera a Total Express, empresa que tem incrementado operações significativamente ao se posicionar como especialista em e-commerce.

Os voos da Total Express

No ano passado a empresa Total Express fez um acordo com uma empresa aérea homônima (mas independente), a Total Linhas Aéreas, para fretar um avião Boeing 737-400F, que faz voos regulares no trecho entre São Paulo e Manaus.

Com o nascimento da Anívia Serviços Aéreos Ltda, e dada a experiência de ambos os sócios no mercado de logística, conjugado com o potencial do e-commerce para os próximos anos, pode ser que esteja aí o grande mote da operação da nova empresa.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile