Total replaneja a data de estreia do seu primeiro Boeing 737-400F

Foto de Steve Giordano

A Total Linhas Aéreas replanejou o início das operações do seu primeiro Boeing 737-400F. Ora previsto para o dia 9 de julho, o voo de estreia acabou não ocorrendo naquela data e a aeronave permaneceu em São José dos Campos, onde passa por manutenção na oficina da DIGEX MRO.

Agora, segundo dados inseridos no sistema da ANAC, passa a constar uma nova programação para início das operações do jato na rota São Paulo (Guarulhos) – Manaus. As operações serão realizadas em regime de fretamento da aeronave para a Total Express, empresa que apesar de homônima, tem sócios e natureza distintos. Em razão da parceria, a aeronave foi pintada especialmente na libré da contratante.

O registro da pintura, em primeira mão, foi feito por Wagner Lúcio Ferreira e publicado em seu perfil no Instagram, como mostra também a imagem incorporada abaixo. O flagra aconteceu em São José dos Campos.

Voo inaugural

Segundo a nova programação, o voo inaugural da aeronave passa a estar previsto para o dia 19 de julho, próxima segunda-feira.

O horário é o mesmo previsto anteriormente, ou seja, decolando às 16h40 de Guarulhos para pousar em Manaus às 19h10 locais (voo TTL-9883). A volta acontece no mesmo dia, decolando da capital amazonense às 20h40 e chegando em São Paulo à 1h20 da madrugada (voo TTL-9884). Os voos serão operados de segunda a sábado.

O jato

O Boeing chegou ao Brasil no final de maio como o primeiro jato do modelo a ser incorporado na frota da Total Linhas Aéreas, uma empresa tradicional do transporte aéreo brasileiro, que hoje tem dia tem um foco maior no mercado de carga.

O Boeing 737-400F tem a matrícula PS-TLA (número de fabricação MSN 28753, fabricado em 1996) e antes operou pela LOT Airlines, da Polônia, sendo posteriormente adquirido pela locadora VX Capital Partners e convertido para carga. Sua pintura atual está toda branca, mas espera-se que seja personalizado com a logo e títulos da Total.

A primeira turma de pilotos que vai comandar o jato acaba de retornar de um treinamento de simulador da Simaero, na França, segundo fontes próximas da empresa nos relataram. Essa etapa de treinamento é mandatória e parte da certificação do modelo para operar na empresa.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias