Início Aviação Executiva

Traficantes atiram de fuzil e atingem helicóptero civil no Rio de Janeiro

Um helicóptero civil foi atingido por tiros de fuzil disparados por grupos de traficantes enquanto sobrevoava uma comunidade no Rio de Janeiro.

Helicóptero EC-120 © paul SCHALLER

O caso aconteceu na tarde de hoje (17) com um helicóptero que sobrevoava o Complexo da Penha, considerada umas das mais perigosas comunidades do Rio de Janeiro, dominada pelo tráfico e pela milícia. Um vídeo gravado pelos criminosos mostra o helicóptero sobrevoando local a uma altura relativamente alta, enquanto vários barulhos de disparo de fuzil são ouvidos. Quem grava o vídeo comemora a ação.

Inicialmente foi reportado que o helicóptero era da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), mas no vídeo fica claro que a aeronave tem o Fenestron, que é um tipo de rotor de cauda criado pela Eurocopter, hoje Airbus Helicopters.

Nenhum helicóptero das polícias do Rio tem essa tecnologia, e sim rotores normais. Outro ponto é que a aeronave do vídeo aparenta ser um EC120 Colibri (hoje Airbus H120), que também não é utilizado pelo governo fluminense.

Fenestron de um EC120 do Xerife do Condado de Seminole – HeatherFSmith

Informações não confirmadas apontam que a aeronave seria o EC120 da Helirio, uma empresa de táxi aéreo que faz voos panorâmicos na cidade. Esta empresa tem um Colibri de matrícula PP-MEU, que tem uma pintura no mesmo “estilo” da PMERJ, o que poderia ter causado a confusão dos bandidos, que poderiam ter pensada se tratar de um helicóptero da polícia.

O helicóptero teria sido atingido ao menos cinco vezes na fuselagem, como mostram as fotos abaixo, que circulam nas redes sociais, mas nenhuma pessoa teria ficado ferida e a aeronave pousou em segurança. Entramos em contato com a Helirio, e assim que a empresa nos retornar esta publicação será atualizada.

Helicóptero EC-130 PP-MEU no Ninho do Urubu | Divulgação – Flamengo
Helicóptero Esquilo da PMERJ © Vladimir Platonov – Agência Brasil
Sair da versão mobile