Início Sem categoria

Transportadora escandinava SAS irá abandonar Star Alliance no final de Agosto, juntando-se à SkyTeam

A transportadora escandinava SAS irá abandonar Star Alliance, no final de Agosto, juntando-se à SkyTeam. Esta decisão segue-se ao recapitalização por um consórcio que inclui a parceira da SkyTeam, Air France-KLM. A SAS informou que os passageiros poderão obter benefícios com a “maioria” das companhias aéreas SkyTeam a partir de 1 de Setembro.

A operadora escandinava foi uma das fundadoras da Star Alliance em 1997, mas a reestruturação da companhia aérea sob o Capítulo 11 dos EUA resultou na mudança de aliança.

A Air France-KLM faz parte de um consórcio que está a fornecer novo capital à SAS e irá deter uma participação minoritária na transportadora. A SAS referiu que se encontra em “negociações avançadas” com a SkyTeam e várias das suas transportadoras para desenvolver relações comerciais “extensivas”.

“Estamos entusiasmados para progredir na nossa jornada de transição de aliança e abrir caminho para novos destinos encantadores e benefícios do programa de fidelidade em todo o mundo“, de acordo com diretor comercial da SAS, Paul Verhagen.

A SAS afirma que os membros do seu programa de fidelidade EuroBonus – que será mantido mesmo após a saída da Star Alliance – terão benefícios SkyTeam “similares” aos oferecidos pelos membros Star.

A transportadora pretende oferecer aos seus clientes acesso a 19 novas companhias aéreas e mais de 1.000 destinos. A Star Alliance, por sua vez, diz que tem mantido uma “presença significativa” no norte da Europa e na Escandinávia, e que 17 das suas companhias aéreas membros continuarão a oferecer serviços para a região.

Assegura também que a saída da SAS será “tranquila”, especialmente em relação a voos reservados anteriormente.

Mesmo após a partida da SAS, a Star Alliance ainda terá 25 companhias aéreas como membros e ainda irá oferecer mais de 3.700 voos por mês para destinos escandinavos.

“No futuro, as companhias aéreas membros da Star Alliance podem trazer serviço adicional para a Escandinávia”, acrescenta.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile