Início Empresas Aéreas

Transporte aéreo na região Norte será abordado por deputado acreano em workshop

Aeroporto de Rio Branco – Imagem: VINCI Airports

Durante seu pronunciado em sessão na última terça-feira (2), o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Pedro Longo (PDT), falou sobre o workshop que será realizado nos dias 4 e 5 de maio, na cidade de Cruzeiro do Sul (AC), com o tema “Transporte aéreo na região Norte do país”.

Segundo o parlamentar, o objetivo do evento é buscar soluções e encaminhamentos para problemas que acometem o transporte aéreo na região Norte do país, com reflexos em toda a malha aérea.

Estarei participando desse workshop representando a Aleac como um todo, e também como presidente da Comissão de Direitos Humanos desta casa. Estarei levando a palavra de cada um de vocês porque esse é tema recorrente neste plenário, por isso aceitei o convite. As dificuldades que os consumidores vivem em relação ao transporte aéreo na região precisa ser debatida, do jeito que está não dá para ficar, ainda mais com a BR 364 no estado em que se encontra”, disse.

O parlamentar disse ainda que fará um relatório ao final do encontro, que será discutido com os demais parlamentares no âmbito da Comissão de Direitos Humanos da Aleac.

Faremos um relatório sobre tudo que for discutido no encontro e vamos trazê-lo para discutir nesta casa. Nós precisamos tomar as medidas cabíveis para resolver esse problema. Os preços exorbitantes das passagens aéreas são um problema antigo e isso precisa acabar”, complementou.

O evento, que será promovido pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e a Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON), acontecerá nas dependências do Hotel Sesc e contará com a presença de promotores de Justiça, procuradores de Justiça e procuradores da República associados à MPCOM, além de representantes de companhias aéreas, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON).

Problemas com a Gol

Na última terça-feira (2), também durante sessão ordinária na Aleac, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) relatou que protocolou uma Proposta de Decreto Legislativo solicitando que o governo retire a isenção do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) da Gol Linhas Aéreas.

O parlamentar alega que a empresa pratica um preço abusivo no valor das passagens aéreas e, para piorar, trata os clientes com total descaso. Acrescentou, ainda, que ir a Cruzeiro do Sul é mais caro que ir à França.

Informações da Assembleia Legislativa do Acre

Leia mais:

Sair da versão mobile