Início Acidentes e Incidentes

Trator de reboque desgovernado provoca danos significativos em uma aeronave A321 da American

Um incidente ocorreu no aeroporto de Charlotte, nos EUA, no final do mês de abril, quando um trator de reboque desgovernado provocou danos significativos em uma aeronave da American Airlines, ao derrapar em alta velocidade devido à pista molhada. O avião atingido, um Airbus A321 com nove anos de uso, de registro N136AN, pode ter sofrido danos irreparáveis.

O operador do trator, ao ser questionado sobre o ocorrido, atribuiu o incidente a uma “faixa dupla amarela escorregadia”. Além disso, ele argumentou que as condições fizeram com que o veículo derrapasse, mesmo que a velocidade em que estava dirigindo fosse inadequada para o clima.

Ao culpar as condições climáticas e a sinalização da pista, o operador do trator ignora uma premissa básica sobre a condução em condições adversas, que é a importância de adaptar a velocidade às condições da pista.

A responsabilidade sobre o incidente, portanto, recai quase que certamente sobre o condutor do trator. Dirigir em alta velocidade durante condições de pista molhada, sobretudo em um local de grande circulação como um aeroporto, é irresponsável e pode resultar em acidentes como o ocorrido.

Os condutores desses veículos no aeroporto têm a obrigação de garantir a segurança na pista, principalmente ao lidar com aviões e outros veículos de maior porte. É imperativo que medidas preventivas sejam tomadas para evitar incidentes semelhantes no futuro. O episódio deve também servir de alerta para os aeroportos reforçarem essa questão em seus treinamentos, enfatizando sempre a necessidade de prudência ao dirigir nessas condições.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile