Início Aviação Militar

Treinamento intensivo de Controladores Aéreos Militares na RACOAM destaca a preparação e modernização da FAB

Imagem: DECEA

Cerca de 70 militares da Força Aérea Brasileira (FAB) participam até a última sexta-feira (12/04) da Reunião Anual dos Controladores de Operações Aéreas Militares (RACOAM), promovida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA).

Durante o treinamento, os militares estão participando de exercícios operacionais, maratona intelectual, simulação de voo, competições esportivas, além de palestras sobre as características e as potencialidades do novo caça da FAB, a aeronave F-39 Gripen.

A RACOAM é um marco de excelência na capacitação e treinamento dos militares envolvidos. Todos os participantes se deparam com cenários realistas e muito bem planejados pela direção do exercício, que proporcionam uma oportunidade única de aprimoramento das habilidades, atitudes e a fixação da doutrina operacional necessárias para o cumprimento da missão de um Órgão de Controle de Operações Aéreas Militares”, destacou o Coordenador do Exercício, Tenente-Coronel Aviador Roberto Pereira Perdiza.

Segundo o Membro da Direção do Exercício (DIREX), Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Rossi Anderson Nogueira, a capacitação e o contínuo treinamento garantem a adequação das respostas às possíveis situações de emprego real da missão. “O Simulador de Operações Aéreas Militares (SOpM) mostra-se como ferramenta de distinta importância para a manutenção do elevado nível de prontidão dos controladores de operações aéreas militares”, afirmou.

O Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Matheus Willyam Ferreira Fernandes, do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), destacou a importância de participar da RACOAM pela primeira vez. “Treinar diversas situações que fogem ou não ao cotidiano de um Controlador de Operações Militares, nos capacita para estar mais preparado, além de proporcionar um aprendizado prático e valioso“, pontuou.

Leia mais:

Sair da versão mobile