Treinamento intensivo de controladores de tráfego aéreo foca em situações críticas para o G20

Imagem: DECEA

Os controladores de tráfego aéreo do Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ), órgão operacional do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL), participam do Programa de Atividades e Emprego dos Laboratórios de Simulação (PAELS), até o dia 18 de outubro.

De acordo com informações do DECEA, cerca de 120 militares recebem instruções teóricas e práticas simuladas nos Laboratórios de Simulação do Instituto de Controle do Espaço Aéreo, em São José dos Campos (SP), visando ao treinamento de situações específicas e não rotineiras desse importante segmento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

As alterações propostas no espaço aéreo da Área de Controle da Terminal do Rio de Janeiro em função do G20, que será realizado em novembro, no Rio de Janeiro (RJ), também estão sendo contempladas durante o treinamento.

O Comandante do DTCEA-GL, Major Aviador Douglas Luna Lopes da Costa, destacou a importância do PAELS na rotina dos controladores de tráfego aéreo. “Além de proporcionar a experiência prática em situações atípicas que possam acontecer no cotidiano de trabalho do órgão de controle, os militares também são capacitados de acordo com as necessidades operacionais, por exemplo, a realização de grandes eventos como o G20”, disse o Oficial.

O treinamento teve início no dia 26 de agosto e aborda cenários simulados de interferência ilícita, emergência, falha de comunicação, degradação radar e condições climáticas adversas.

O objetivo é aprimorar as habilidades e conhecimentos dos controladores de tráfego aéreo em situações reais de controle, promover a proatividade e a tomada de decisões assertivas em cenários desafiadores e contribuir para a segurança e a eficiência do controle de tráfego aéreo no APP-RJ, que junto com o APP-SP, são os órgãos operacionais do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) responsáveis pelo controle da parcela do espaço aéreo mais movimentada no Brasil.

Esse treinamento traz mais confiança e mais recursos para os momentos adversos. É de suma importância que possamos treinar algumas situações inopinadas para estarmos sempre preparados caso ocorram no ambiente real”, avaliou a supervisora e instrutora no Controle de Aproximação do Rio de Janeiro, Primeiro-Sargento Controladora de Tráfego Aéreo Amanda Gomes.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias