Início Acidentes e Incidentes

Trem de pouso não baixado faz aeronave de passageiros ficar com o nariz no chão

Aeronave com o nariz no solo – Imagem: The Aviation Herald

No último final de semana, uma aeronave de passageiros se envolveu em um incidente, depois que a tripulação não conseguiu baixar o trem de pouso no nariz. O caso de 9 de julho envolveu com o turboélice De Havilland Dash 8-400 da companhia aérea Air Côte d’Ivoire, registrada sob a matrícula TU-TSK, que fazia o voo HF-45 de Korhogo para Abidjan, ambas cidades na Costa do Marfim.

De acordo com informações obtidas pelo The Aviation Herald, a aeronave estava em aproximação para pouso no Aeroporto Internacional Félix-Houphouët-Boigny, quando a tripulação não recebeu indicação de que o trem do nariz do bimotor estava baixado e travado. Diante da situação, a tripulação arremeteu e iniciou os procedimentos previsto nos checklists, entretanto, mesmo com as ações adicionais, não houve êxito em baixar o trem de pouso do nariz.

Os pilotos efetuaram o pouso na pista 21 do aeroporto, resultando no nariz da aeronave tendo contato direto com o solo, como mostram as imagens nesta publicação. Apesar do susto não houve feridos e danos na aeronave não foram relatados, embora aparentemente leves. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o bimotor parado sobre a pista do aeroporto ainda com a parte frontal no solo.

Leia mais:

Sair da versão mobile