Início Acidentes e Incidentes

Trem de pouso não recolhe, obrigando ATR-72 da Azul a voltar para Maceió

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O voo AD-4527, um serviço regular da Azul na rota Maceió-Recife, teve que retornar ao seu ponto de origem no dia 20 de fevereiro, depois que o trem de pouso da aeronave ficou travado e não recolheu ao comando dos pilotos. O registro do incidente foi incluído na base de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Segundo os dados registrados, a aeronave de registro PR-AKI decolou do aeródromo Zumbi dos Palmares, em Maceió, às 14h45 da tarde, com quatro tripulantes e quarenta e três passageiros a bordo.

Normalmente, trata-se de um voo rápido, de menos de 40 minutos entre as capitais e, naquele mesmo dia, a aeronave já havia realizado a mesma rota antes, durante a manhã. No entanto, quando decolou novamente, os pilotos notaram que a aeronave não respondia ao comando de recolhimento do trem de pouso. Ao realizarem as verificações no manual, eles concluíram que a melhor decisão seria retornar à capital alagoana, onde o pouso ocorreu 36 minutos após a decolagem e com total segurança.

Curiosamente, o tempo que a aeronave passou em voo foi o mesmo que se tivesse completado seu voo para Recife. A trajetória do voo, registrada na plataforma FlightRadar24, mostra que a aeronave decolou e curvou rumo ao norte, onde realizou uma série de circuitos de espera (“órbitas”) a 7.000 pés, antes de retomar a aproximação para o novo pouso na capital alagoana.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile