Início Aeroportos

Três aeroportos no Brasil receberão um avião Antonov AN-12 nesta semana; confira horários

Antonov An-12 – Imagem: Ukraine Air Alliance

Operações aprovadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) indicam que mais uma incomum operação no Brasil com um avião Antonov An-12 deve ocorrer nesta semana, com passagens por três aeroportos.

A aeronave, um modelo desenvolvido na época da União Soviética, é bastante usada em várias partes do mundo, como na Rússia, na Ucrânia e em países da África, entre outras, porém, no Brasil, só é vista quando contratada para operações pontuais sob demanda.

É o que ocorre nesta semana, quando a empresa ucraniana Ukraine Air Alliance Airlines realizará uma destas operações sob demanda no Brasil, para transporte de carga.

Segundo o sistema da ANAC, a previsão é de que o Antonov An-12 passe pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), depois pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e, por fim, pelo Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante (RN), região metropolitana de Natal.

A programação aprovada é a seguinte (horários locais):

Dia 30 de março

Voo UKL-5025
Decolagem de Manágua, na Nicarágua
Pouso em Manaus às 17h00

Dia 31 de março

Voo UKL-5025
Decolagem de Manaus às 05h00
Pouso em Campinas às 12h00

Dia 1º de abril

Voo UKL-5026
Decolagem de Campinas às 00h00
Pouso em São Gonçalo do Amarante às 04h00
Decolagem de São Gonçalo do Amarante às 05h30

Depois de partir do Brasil, o An-12 fará uma parada na Ilha do Sal, em Cabo Verde, e depois seguirá até Luanda, em Angola.

É importante ressaltar que a programação pode sofrer alterações e cancelamentos a critério da companhia aérea, portanto, é necessário acompanhar nas plataformas de rastreamento online para verificar se os voos acontecerão.

Vale lembrar que no aeroporto de Viracopos há uma câmera, do canal Golf Oscar Romeo no YouTube, que mostra ao vivo os pousos e as decolagens. Ela está disponibilizada no player a seguir:

A Ukraine Air Alliance possui dois aviões em operação, ambos do modelo An-12, registrados sob as matrículas UR-CNT e UR-CGV, portanto, um deles deverá ser utilizado para a operação no Brasil.

O Antonov An-12 teve 1.248 unidades produzidas entre 1957 e 1973. É um turboélice quadrimotor de transporte desenvolvido como a versão militar do Antonov An-10. Por mais de três décadas, o An-12 foi a aeronave padrão de transporte de carga e paraquedista de médio alcance das forças aéreas soviéticas.

É operado por 5 tripulantes, sendo dois pilotos, engenheiro de voo, navegador e operador de rádio. Com seus 33,1 metros de comprimento, 38 metros de envergadura e 10,53 metros de altura, tem peso vazio de 28 toneladas e peso máximo de decolagem de 61 toneladas, que lhe dão capacidade de transportar 20 toneladas de carga.

Com velocidade de cruzeiro de 570 km/h, velocidade máxima de 660 km/h e teto de serviço de 33.500 pés (10.200 metros), pode alcançar 5.700 km de distância com máximo combustível ou 3.600 km quando usando a capacidade máxima de peso de carga.

Sair da versão mobile