Início Aviação Militar

Dois aviões da poderosa Força Aérea dos Estados Unidos cruzam o Brasil nesta segunda

Na tarde desta segunda-feira, 23 de janeiro, duas aeronaves da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) podem ser vistas nas plataformas de rastreamento de voos cruzando o Brasil (este parágrafo foi ajustado, pois acreditava-se tratar de três aeronaves, mas são duas voando “juntas”)

Os aviões são dois Boeing KC-135R Stratotankers, que decolaram da Base Aérea de McDill, na Região de Tampa, uma instalação militar da USAF que tem por missão prover reabastecimento aéreo em qualquer lugar do mundo. 

Ainda não há informações publicamente disponíveis sobre a vinda destas aeronaves ou se elas participarão de algum treinamento com militares brasileiros.

No momento em que esta matéria foi escrita, as aeronaves cruzavam entre 33.000 e 35.000 no través de Brasília, em rota para o Rio de Janeiro, como mostram dados da plataforma de rastreamento FlightRadar24 (imagem abaixo).

KC-135 Stratotanker

O KC-135 Stratotanker fornece a principal capacidade de reabastecimento aéreo para a Força Aérea dos Estados Unidos e tem se destacado nessa função por mais de 60 anos. Esse recurso aumenta a capacidade da Força Aérea de cumprir sua missão principal de alcance global. 

O modelo fornece suporte de reabastecimento aéreo para a Força Aérea, Marinha, Corpo de Fuzileiros Navais e aeronaves aliadas. O KC-135 também é capaz de transportar maca e pacientes ambulatoriais usando paletes de suporte ao paciente durante evacuações aeromédicas.

Quase todo o combustível interno pode ser bombeado através da lança flutuante, o principal método de transferência de combustível do KC-135. Um membro da tripulação, conhecido como operador da lança, fica na parte traseira do avião e controla a lança durante o reabastecimento em voo.

Um drogue especial em forma de peteca preso e arrastado atrás da lança voadora pode ser usado para reabastecer aeronaves equipadas com sondas. Algumas aeronaves foram configuradas com o sistema de reabastecimento multiponto, que consiste em cápsulas especiais montadas nas pontas das asas. Esses KC-135 são capazes de reabastecer duas aeronaves receptoras ao mesmo tempo.

O Comando de Mobilidade Aérea da USAF administra um inventário de 396 Stratotankers.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile