Três Boeing 747 do Irã serão apreendidos pelos Estados Unidos, se voarem para o ‘lugar errado’

Foto de Gsmar, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

O Departamento de Comércio dos EUA decidiu listar três aeronaves operadas por companhias aéreas iranianas como violadoras dos controles de exportação. Todas elas são aeronaves Boeing 747, que voam para Mahan Air, Qeshm Fars Air e Iran Air. Isso foi relatado na segunda-feira pela Reuters, citando representantes do departamento.

Segundo eles, a bordo dessas aeronaves, mercadorias foram entregues à Federação Russa, incluindo eletrônicos. O lado americano acredita que isso é uma violação das restrições de exportação impostas à Rússia.

As autoridades dos EUA esperam limitar a capacidade das empresas de obter peças para aeronaves, realizar sua manutenção e reabastecimento. O lado americano já introduziu várias restrições a essas transportadoras. Caso voem para países aliados dos EUA em controles de exportação, os jumbos serão apreendidos.

A partir de 24 de fevereiro, o Bureau de Indústria e Segurança do Departamento de Comércio dos EUA reforçou os controles sobre produtos de aviação destinados à Rússia, além de introduzir novos requisitos relativos ao licenciamento de certas aeronaves ou peças. 

Desde 2 de março, a agência tomou medidas semelhantes em relação à Bielorrússia, incluindo novos requisitos de licenciamento. Como resultado, qualquer aeronave fabricada nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar com mais de 25% de componentes fabricados nos EUA está sujeita a autorização se o objetivo for realizar voos para a Rússia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Grupo que está criando nova empresa aérea no Brasil sai do...

0
A companhia explica que cumpriu as suas obrigações para com os credores quase dois anos antes do previsto e tornou-se a primeira companhia