Início Mercado

Três novos contratos fechados asseguram a venda de mais 120 aviões elétricos

Aeronave Alice

Nesta quinta-feira (15), três anúncios de empresas diferentes registraram a venda de mais 120 aeronaves elétricas, que num futuro próximo, vão voar em locais distintos do mundo. Isso mostra que os elétricos estão chegando como grande aposta de mobilidade para as grandes cidades.

Os negócios abaixo se somam ao divulgado pela Air Canada, também hoje, sobre a aquisição de 30 aeronaves elétricas, com um aporte que a torna sócia do fabricante dos equipamentos. Essa informação foi pauta de outra matéria do AEROIN, publicada na manhã desta quinta.

GlobalX acerta para cinquenta

A Eviation Aircraft anunciou que a Global Crossing Airlines, com sede em Miami, assinou uma Carta de Intenção (LOI) solicitando 50 aeronaves Alice. A aeronave abrirá novas rotas para viagens de passageiros nos principais mercados da GlobalX na Flórida, Bahamas e Caribe, apoiando o plano da companhia aérea de adotar tecnologias sustentáveis ​​e livres de carbono.

Alice é uma aeronave elétrica de nove passageiros que oferece uma experiência premium. A aeronave, construída a partir de um design clean com propulsão totalmente elétrica, não produz emissões de carbono, reduz significativamente o ruído e custa uma fração para operar por hora de voo em comparação com jatos leves ou turboélices de última geração. Alice é alimentada por duas unidades de propulsão elétrica magni650 da magniX, que é a líder global da indústria em sistemas de propulsão elétrica comprovados em voo nessa escala.

Alice permitirá que a GlobalX introduza novas opções de voos sustentáveis ​​para mercados em crescimento, incluindo Miami, Orlando e Bahamas. A GlobalX espera receber sua aeronave Alice inicial em 2027 e está avaliando a variante de aeronave de carga Alice para apoiar sua base de clientes de carga.

Rockton assina carta para 40

A fabricante sueca de aviões elétricos Heart Aerospace divulgou hoje atualizações significativas de design para sua primeira aeronave elétrica com entrada em serviço prevista para 2028. Além disso, a Rockton assinou uma carta de intençõespara adquirir até 40 dessas aeronaves.

O novo design, chamado ES-30, é um avião elétrico regional com capacidade para 30 passageiros, impulsionado por motores elétricos alimentados por baterias, permitindo que o avião opere com zero emissões e baixo ruído. O avião incluirá uma configuração híbrida de reserva, composta por dois turbogeradores movidos a combustível de aviação sustentável.

“O Heart ES-30 é o que estávamos procurando. Uma aeronave elétrica sustentável com uma solução híbrida de reserva que permite ter um alcance e carga útil significativos para o mercado de companhias aéreas comerciais e que pode estar disponível em um futuro não muito distante”, diz Niklas Lund, CEO da Rockton. 

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile