A polícia da África do Sul iniciou uma investigação depois que três homens foram pegos tentando chegar à área de embarque do aeroporto internacional de Joanesburgo com nada menos do que 73 quilos de ouro na bagagem de mão. Isso daria uma média de 24 quilos cada um.
Os serviços de polícia sul-africanos divulgaram fotos do metal precioso na última segunda-feira (4), informando que três suspeitos de Madagascar foram presos. As autoridades desconfiaram de que havia algo errado no momento em que viram o conteúdo das bagagens no raio-X, informa o The Herald.
O valor da carga é de cerca de US$ 4,1 milhões (aproximadamente R$ 23 milhões). Os suspeitos, que viajavam de Madagascar para Dubai via África do Sul e Etiópia.
“Após interrogatório dos suspeitos e inspeção adicional de sua bagagem de mão, as autoridades descobriram as barras de ouro e algumas moedas estrangeiras“, disse a porta-voz da polícia coronel Athlenda Mathe. A partir daí, os suspeitos entregaram os papéis de certificação do ouro. Agora, as autoridades sul-africanas trabalharão com a Interpol e as nações envolvidas para verificar a origem e o destino das barras, disse Mathe.
A porta-voz da polícia acrescentou que existe uma “possibilidade” de os três suspeitos estarem envolvidos com uma quadrilha internacional de lavagem de dinheiro e contrabando.