
O Tribunal de Arbitragem de Moscou rejeitou a petição de falência apresentada pela Airbus Rus LLC, uma subsidiária da empresa europeia de fabricação de aeronaves Airbus. Segundo consta na decisão do tribunal, a petição foi submetida em dezembro e foi arquivada devido a várias violações processuais, não sendo aceita para consideração.
Como informa a mídia russa, a Airbus Rus LLC colocou a Tekhnodrom LLC como seu único credor em uma notificação no site Fedresurs sobre sua intenção de apresentar o pedido de falência ao tribunal.
Em 2023, tribunais de duas instâncias em Moscou, atendendo a uma reclamação da Technodrome, um proprietário de um helicóptero Airbus EC130 T2, ordenaram conjunta e solidariamente a Airbus Rus LLC, a empresa de serviço Eurocopter Kazakhstan Engineering LLP e a fabricante de helicópteros francesa Airbus Helicopters, a restituição de mais de 203 milhões de rublos. Essa quantia é o equivalente às perdas do proprietário do helicóptero decorrentes do reparo, que resultou em sua perda total.
Em retrospectiva, em fevereiro, a Airbus Rus LLC e a Technodrom LLC assinaram um acordo de conciliação na corte de cassação. De acordo com a decisão do Tribunal de Arbitragem do Distrito de Moscou, a Airbus Rus pagou à Technodrome cerca de 122 milhões de rublos, e o reclamante renunciou às reivindicações no valor de cerca de 82 milhões de rublos.
A Airbus é uma das maiores empresas de defesa e aeroespacial do mundo. É composta pelas divisões Airbus SAS, que produz aeronaves de passageiros; Airbus Defense and Space; e Airbus Helicopters.