Tripulantes da Latam Brasil aprovam negociação para redução de salário

Avião Airbus A320 LATAM

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) emitiu uma nota na sexta-feira (2) informando que os tripulantes da Latam Airlines Brasil aprovaram o início de novas negociações para redução permanente de salários de comandantes, copilotos e comissários de bordo.

Através de votação online, os tripulantes deliberaram por autorizar que a diretoria do SNA negocie com a empresa mudanças permanentes no modelo de remuneração. Diante deste resultado, o SNA irá apresentar a resposta da categoria para o TST (Tribunal Superior do Trabalho), mediador da negociação com a Latam, que encaminhará os próximos passos.

Essa é a segunda tentativa da Latam Brasil de reduzir salários em meio à pandemia. Abalada pela crise, a empresa busca forma de ajustar suas finanças, enquanto gerencia um processo de restruturação sob as regras do Chapter 11 da Lei de Falências americana. Uma dessas etapas é a equiparação dos salários com o mercado, segundo a Latam anunciou anteriormente.

Na primeira tentativa de redução, os tripulantes se posicionaram contrários à redução, o que levou a empresa a demitir mais de 2.000 tripulantes em agosto.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Com avião da Mônica, recomeçam os voos de passageiros no SJK...

0
O Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf, também conhecido como SJK Airport, acaba de voltar a contar com voos comerciais de