Tripulantes da TAP confirmam mais dias de greve no próximo mês

Meses turbulentos estão por vir na TAP Air Portugal, uma vez que a negociação com pilotos e comissários não avança e as greves aumentam.

Foto por Clément Alloing

O anúncio de mais uma greve vem nas vésperas da greve da próxima quinta e sexta-feira, que irá resultar em um cancelamento de 360 voos durante o período de paralisação.

A paralisação desta semana deverá causar um prejuízo na ordem de €8 milhões de euros para a companhia aérea estatal portuguesa, mas isto pode ser a metade do prejuízo que a próxima greve pode trazer.

Segundo o Sindicato do Pessoal de Voo da Aviação Civil informou à RTP Notícias, serão mais 5 dias de greve em janeiro, além dos desta semana. As datas em si não foram definidas, mas a primeira greve de 2023 já está confirmada.

A CEO da TAP, Christine Ourmières-Videneur, envolvida em algumas polêmicas recentes, esclareceu que os resultados deste ano (que serão divulgados no primeiro trimestre de 2023) darão maior confiança aos portugueses sobre a companhia, mas lamenta a decisão de nova greve.

Segundo a executiva afirmou, 9 dos 14 pedidos feitos pelo sindicato já podem ser atendidos, e os outros 5 seriam analisados posteriormente, sendo um deles a redução de salários até 2025, que é um dos pontos-chave motivadores da greve.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias