Início Aviação Militar

Troca de comando da Força Aérea Brasileira acontece no dia 2 de janeiro em Brasília

A cerimônia de transmissão do cargo de Comandante da Aeronáutica está agendada para a próxima segunda-feira, 2 de janeiro, na Base Aérea de Brasília. Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior passará o cargo ao Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Está prevista a presença do Senhor Ministro da Defesa na solenidade.

Durante o cerimonial estão previstos sobrevoos de aeronaves da Força Aérea Brasileira, incluindo o Embraer KC-390 e os caças Saab F-39 Gripen.

Baptista Junior (esq.) e Damasceno (dir.) – Foto: FAB

Damasceno – Natural de Canoas (RS), o Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno tem 63 anos e ingressou na Força Aérea Brasileira em março de 1976. Ele foi promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro em novembro de 2018.

Ao longo dos 46 anos de carreira dedicados à vida militar, assumiu diferentes cargos e funções em organizações da FAB, dentre elas a Chefia da Seção de Operações do Esquadrão Phoenix (2º/7º Grupo de Aviação) e o Comando do Grupo de Transporte Especial.

Também foi Comandante da Base Aérea de Brasília, Adido de Defesa e de Aeronáutica junto às Embaixadas brasileiras da França e Bélgica, Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional, Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica e Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica.  Ao ser designado para o cargo de Comandante, estava à frente do Estado-Maior da Aeronáutica.

Informações da FAB

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile