Início Novidades

Tudo pronto para voar ao Brasil o primeiro avião da nova aérea brasileira Total Express

Foto: NAC Air Cargo

Em breve, o Brasil verá uma nova empresa aérea voando em seus céus, fruto da iniciativa de empresários ligados à firma de logística Total Express. Sobre esse assunto, o AEROIN tem informado com exclusividade desde o início deste ano e, agora, relata que um marco importante deve ser atingido nos próximos dias, com a chegada da primeira aeronave ao território brasileiro.

A aeronave em questão é o Boeing 737-300F, que ainda tem a matrícula americana N362NC (msn 25215) e fez no sábado um voo de testes em Opa Locka, na Flórida (EUA), como última etapa antes de decolar rumo ao Brasil.

A documentação para a importação da aeronave já está próxima da conclusão e, pela programação, o avião seguirá para Manaus (sujeito a alterações) e depois para Foz do Iguaçu, onde passará por trâmites aduaneiros. Após a nacionalização, a aeronave receberá a matrícula PS-TOT.

O PRIMEIRO AVIÃO – esse Boeing 737-300 tem 31 anos, foi fabricado em 1991, e entregue inicialmente à Lufthansa, como avião de passageiros. Foi retirado de serviço pela empresa alemã em 2016 e convertido em cargueiro em 2019. No mesmo ano, foi entregue à empresa americana Northern Air Cargo (NAC), especializada em fretamentos no norte dos EUA e Alasca

A empresa ainda segue em processo de certificação junto à ANAC, de modo que ainda não há uma data prevista para início dos voos comerciais.

A empresa

Criada com a razão social Anívia Servicos Aereos, a companhia tem sócios conectados à conhecida empresa de logística Total Express.

Segundo apurou o AEROIN em maio, a nova empresa tem como sócios a estrangeira Centuria Holdings, além dos brasileiros Fabio Carvalho e Felipe Alves Lima. Carvalho é um empreendedor em série brasileiro, especializado em reestruturação de negócios. Dentre as empresas mais conhecidas vinculadas a ele estão a Abril Comunicações, que assumiu em 2018, a Total Express, as varejistas Leader e Casa & Video, e a editora Dinap. Ele também é membro do conselho do Banco Pan.

O sócio de Fábio na Anivia Serviços Aéreos é Felipe Alves Lima, empresário e executivo que lidera a Total Express, empresa que tem incrementado operações significativamente ao se posicionar como especialista em e-commerce.

Os voos da Total Express

No ano passado a empresa Total Express fez um acordo com uma empresa aérea homônima (mas independente), a Total Linhas Aéreas, para fretar um avião Boeing 737-400F, que faz voos regulares no trecho entre São Paulo e Manaus.

Com o nascimento da Anívia Serviços Aéreos Ltda, e dada a experiência de ambos os sócios no mercado de logística, conjugado com o potencial do e-commerce para os próximos anos, pode ser que esteja aí o grande mote da operação da nova empresa.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.