TUI Fly Belgium inicia operações regulares com seu primeiro Embraer E195-E2

Embraer E195-E2 da TUI – Imagem: Embraer

A TUI Fly Belgium iniciou as operações de seu primeiro Embraer E195-E2 adquirido para sua base no Aeroporto de Antuérpia, na Bélgica. A companhia aérea belga assinou contrato de arrendamento com a AerCap para três unidades do jato brasileiro.

O primeiro dos três E195-E2 foi entregue pela AerCap em 5 de maio, registrada na OO-ETB, e com capacidade para 136 passageiros em cabine única. A nova aeronave substituirá a primeira geração do Embraer E190.

Na última quinta-feira, 18 de maio, a TUI Fly Belgium iniciou as operações com o E195-E2 com o voo TB-1011 conectando Bruxelas e Málaga, na Espanha, informa o Aviacionline. A empresa planeja basear o E2 no aeroporto de Antuérpia-Deurne, no norte da Bélgica, de onde atualmente opera os Embraer 190.

As novas aeronaves têm maior autonomia que o E190, o que permite que Gran Canaria e Creta sejam incorporadas à rede de destinos daquela cidade belga. Espera-se que todos os três jatos estejam operacionais na temporada de verão.

Os Embraer E195-E2 que a TUI arrendou era anteriormente um fruto de acordo da AerCap com Belavia Air, uma empresa da Bielorrússia que foi sancionada pela Europa após forjar uma ameaça de bomba em um voo da Ryanair, para que ele fosse escoltado por caças e desviado para seu país, a fim de prender um opositor do governo.

A situação só piorou depois que a Bielorrússia apoiou a invasão russa na Ucrânia, tornando-se também um inimigo não-declarado da OTAN, por ser conivente com o terrorismo russo. Com isso, as encomendas acabaram canceladas.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Dois aviões Boeing da Emirates e Ethiopian supostamente entraram em rota...

0
Um incidente aéreo ocorreu na noite de domingo, 24 de março, por volta das 00h43 do horário local da África Oriental, quando uma aeronave