Tupolev TU-134 faz seu último voo comercial

A pequena companhia aérea siberiana Alrosa Airlines fez história na última semana com a realização do último voo comercial do Tupolev TU-134.

Trata-se de uma data histórica porque o TU-134 é um dos primeiros jatos comerciais da história, tendo feito seu primeiro voo em 1963.

Por muito tempo, o modelo foi a coluna dorsal e principal base de sustentação da Aeroflot, maior empresa russa. Das 854 aeronaves produzidas, 600 foram operadas pela Aeroflot. A aeronave tem capacidade para levar entre 70 e 100 passageiros.

O voo final da Alrosa com o modelo aconteceu em 22 de Maio de 2019 e foi tema de notícias ao redor do mundo. A empresa foi a última linha aérea a operar voos comerciais regulares com o avião.

Veja abaixo o vídeo da última decolagem:

O último voo foi feito pela aeronave de matrícula RA-65693, fabricado em 1980, na rota de Mirny a Irkutsk, no leste siberiano. Agora, o último TU-134 encontrará seu merecido descanso num museu em Novosibirsk.

Informações do Airlinerwatch

https://aeroin.net/relato-de-viagem-perseguindo-avioes-classicos-na-coreia-norte/
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias