Turboélice ATR 72 tem para-brisa rachado durante voo regular de passageiros

Imagem via The Aviation Herald

No último sábado, 7 de janeiro, foi registrado um incidente envolvendo um turboélice bimotor ATR 72 que realizava um voo de passageiros, quando um dos para-brisas da aeronave foi rachado, obrigando a tripulação do voo a desviar a aeronave para outro aeroporto.

Registrado sob a matrícula G-CMFI, o avião da Eastern Airways, empresa aérea com sede em North Lincolnshire, no Reino Unido, realizava o voo T3-456 regional de Londres para Newquay.

De acordo com o The Aviation Herald, a aeronave havia decolado do Aeroporto de Londres Gatwick e iniciou a subida sem intercorrências. Durante o voo, a 16 mil pés (cerca de 4,88 km) de altitude, o para-brisa direito rachou, levando a tripulação a desviar para Exeter, distante a cerca de 18 quilômetros de onde estavam. 

A aeronave realizou um pouso seguro e sem intercorrências, cerca de 17 minutos após a decolagem em Londres. Na foto no início desta matéria, é possível observar o dano causado na camada da do para-brisa. Em incidentes como esse, apenas uma das camadas que compõem o material costuma ser danificada, não resultando em situações de grande risco.

Conforme dados da plataforma RadarBox, a aeronave ainda está no solo em Exeter no momento em que essa matéria foi escrita.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias