Início Variedades

Turboélice ATR decola para voo de 15.000 km com 11 paradas rumo a local paradisíaco

Foto: Amelia

O mundialmente aclamado avião regional turboélice ATR 72 tem uma autonomia de voo para rotas regionais, mas, se incluir diversas paradas, ele pode dar a volta no planeta. Essa afirmação é comprovada pelo recente voo de entrega de uma aeronave do modelo, que atravessou o globo entre a França e o Taiti.

O equipamento ATR 72-600, de sete anos de idade e registro F-HGNU, fazia antes curtos voos regionais de 600 km, em média, no sul da França, mas agora voará por sobre as paradisíacas paisagens da Polinésia Francesa em rotas variadas, mas também de curta distância.

Para chegar à sua nova casa, no entanto, a viagem foi longa, com 15 mil quilômetros e nada menos do que 11 paradas cumpridos em um período de oito dias. Voos de entregas longos são comuns, mas um como esses, com tantas paradas, acontece apenas quando a empresa demandante está localizada num local distante. O motivo do voo, como antecipado acima, foi a transferência da aeronave da empresa francesa Amelia para a Air Tahiti.

A chegada da aeronave aumenta a frota da Air Tahiti, que já tinha dois ATR 42-600 e sete ATR 72-600, os quais operam na rede da empresa entre as ilhas do arquipélago.

Um mapa fornecido pelo GCMaps mostra todas as paradas da aeronave depois de sua decolagem de St. Brieuc, que incluíram Luqa (Malta), Cairo (Egito), Nagpur (Índia), Bangkok (Tailândia), Cingapura, Denpasar (Indonésia), Darwin e Brisbane (Austrália), Nadi (Fiji) e, finalmente, Papeete (Taiti).

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile