Turboélice da Azul tem apagamento de motor em meio ao mau tempo e pousa após 3 horas

ATR 72-600 da Azul Linhas Aéreas

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) recebeu o registro de um incidente envolvendo uma aeronave da Azul Linhas Aéreas, que precisou alternar o aeroporto devido ao mau tempo.

No último dia 29 de outubro, o ATR 72-600 registrado sob a matrícula PR-TKJ deveria realizar o voo regular de passageiros entre a cidade de Jaguaruna, em Santa Catarina, e Campinas, interior de São Paulo, com 30 passageiros e 5 tripulantes.

Durante a aproximação para o Aeroporto Internacional de Viracopos, os pilotos encontraram condições meteorológicas adversas e decidiram alternar para São José do Rio Preto. Ainda sob condição de mau tempo, houve apagamento do motor e reacionamento automático.

Conforme pode ser observado na imagem abaixo, obtida através do RadarBox, a aeronave se aproxima do aeroporto campineiro, realiza órbitas de espera, tenta realizar um pouso, mas arremete e segue em direção ao aeroporto de alternativa. Após o incidente, a aeronave pousou em São José do Rio Preto sem maiores intercorrências, com cerca de três horas e meia desde a decolagem em Jaguaruna. O ATR 72 ficou no solo até o dia seguinte, quando realizou um novo voo até Campinas.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Passageira em roupa de praia passa na segurança do aeroporto de...

0
Ao se pensar na Flórida, nos Estados Unidos, rapidamente a mente faz lembrar de praias, sol e mar. O traje, portanto, é de banho, com sungas