Turboélice Dash 8-400 a caminho de ter motor elétrico e a hidrogênio no futuro

A De Havilland Canada e ZeroAvia assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para desenvolver motores elétrico e de hidrogênio para o modelo Dash 8-400, informa o site parceiro Aviacionline.

A ZeroAvia está trabalhando em kits de conversão para aeronaves que já estão em serviço, os quais oferecem a possibilidade de substituir seus motores por opções inovadoras que não emitem CO2 para o meio ambiente. 

Como parte do acordo, a De Havilland Canada receberá opções para comprar 50 sistemas de propulsão de eletricidade e hidrogênio da ZeroAvia. Essas opções serão confirmadas assim que um acordo final entre as empresas for concluído.

Se a parceria for confirmada, as empresas trabalharão na adequação da linha de aeronaves fabricadas De Havilland Canada que já estão em operação. De acordo com um comunicado, este programa terá como objetivo o uso do motor de 2MW+(ZA2000) para aeronaves Dash 8-400. 

O Dash 8-400 é um modelo que registrou 625 unidades entregues. A frota mundial dessas aeronaves tem mais de 11 milhões de horas de voo e transportou mais de 550 milhões de passageiros até agora.

“A De Havilland Canada fez avanços significativos na redução de emissões e mostrou um forte compromisso com a aviação mais ecológica, e o próximo passo é atingir emissões zero reais usando motores elétricos e a hidrogênio”, disse Val Miftakhov, CEO e fundador da ZeroAvia. 

Por sua vez, Dave Riggs, diretor de transformação da De Havilland Aircraft of Canada, afirmou que a empresa “acredita fortemente na tecnologia do hidrogênio e da eletricidade como uma solução viável para descarbonizar a aviação. Estamos muito satisfeitos por colaborar com ZeroAvia no desenvolvimento de propulsão amiga do clima como uma opção para nossos clientes em todo o mundo“.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias