Início Acidentes e Incidentes

Turbulência severa a bordo de avião Boeing 787 deixa vários passageiros feridos

Boeing 787-8 da Air India – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Na última semana, um Boeing 787 que realizava um voo de passageiros experimentou uma turbulência severa durante sua rota e acabou deixando pelo menos sete pessoas com ferimentos. O caso, reportado pelo The Aviation Herald, ocorreu na última terça-feira (16), a bordo do 787-8 registrado sob a matrícula VT-ANY, da companhia aérea Air India, quando realizando o voo AI-302 de Delhi, na Índia, para Sydney, na Austrália.

Durante a rota, a aeronave enfrentou uma forte turbulência, causando ferimentos leves em 7 passageiros. Com entorses leves, os viajantes receberam os primeiros socorros da tripulação, juntamente com um médico e uma enfermeira que viajavam como passageiros a bordo.

A aeronave continuou seu curso até a Austrália, sem mais incidentes. Segundo a Direção-Geral da Aviação Civil da Índia (DGCA), após o pouso do Boeing 787 apenas três passageiros precisaram de mais atenção médica.

Turbulência não derruba aviões, mas fere pessoas

É fato e de conhecimento até daqueles que pouco entendem de aviação, que o fenômeno turbulência são situações corriqueiras enfrentadas diariamente em milhares de voos pelo mundo. Conforme já noticiado pelo AEROIN diversas vezes, incidentes envolvendo turbulência acabam acometendo passageiros e tripulantes gravemente, conforme visto novamente no caso visto acima.

Mas por que isso acontece? Dentre as diversas orientações passadas aos passageiros durante um voo, uma delas é a utilização correta do cinto de segurança durante todo o percurso, a fim de evitar incidentes a bordo. A não utilização pode causar graves consequências em decorrência de turbulências que podem ou não ser previstas pelos pilotos.

E a tripulação? As ocorrências de ferimentos por turbulência, por exemplo, a de céu claro, aquela que não se pode prever, costumam acontecer com tripulantes, porque os profissionais estão sempre se deslocando por toda aeronave, realizando serviço de bordo e as demais atividades que fazem parte da rotina de seu trabalho.

Afim de evitar quaisquer infortúnios durante a viagem, vale frisar a importância da utilização correta do cinto de segurança, mesmo quando os avisos de desatar o acessório estiverem desligados e o passageiro julgar que está tudo bem com o voo.

Leia mais:

Sair da versão mobile