Início Acidentes e Incidentes

Turbulência severa fere 8 passageiros e tripulantes a bordo de jato Embraer nos EUA

Embraer E175 da American Eagle semelhante ao envolvido

Uma aeronave de passageiros, que realizava um voo regular nos Estados Unidos, encontrou uma forte turbulência e precisou realizar um desvio de sua rota para que as pessoas a bordo pudessem receber ajuda médica. O caso ocorreu a bordo do Embraer E175 da Envoy Air, subsidiária regional da American Airlines, registrado sob a matrícula N270NN, enquanto realizava o voo AA-3609 entre as cidades de Tampa para Nashville, na última quarta-feira (20).

Conforme informações obtidas pela equipe do The Aviation Herald, a aeronave estava em nível de cruzeiro, voando a 37 mil pés (cerca de 11,28 km) de altitude, quando encontrou uma turbulência severa. Como efeito do fenômeno, seis passageiros e dois tripulantes sofreram ferimentos.

Diante disso, os pilotos decidiram realizar um desvio para a cidade americana de Birmingham, onde o pouso foi realizado 20 minutos após a ocorrência. Dos 8 feridos, apenas 7 foram encaminhados para hospitais locais com queixas de dores no pescoço e nas costas.

Um segundo E175, de matrícula N203NN, chegou ao destino com cerca de 8 horas de atraso. Já a aeronave envolvida no incidente permaneceu no solo por cerca de 20 horas até retornar à operação.

Trajetória da aeronave desde a decolagem até o desvio – Imagem: RadarBox

Vale destacar que turbulências são situações normais no dia-a-dia e afetam voos realizados por todo mundo. Essas ocasiões raramente resultam em algum risco para os passageiros e, geralmente, incidentes são consequência da não utilização correta do cinto de segurança, levando ao risco de lesões.

As ocorrências de ferimentos por turbulência, por exemplo a de céu claro, aquela que não se pode prever, costumam acontecer com tripulantes, porque os profissionais estão sempre se deslocando por toda aeronave, realizando serviço de bordo e as demais atividades que fazem parte da rotina de seu trabalho.

Leia mais:

Sair da versão mobile