Início Variedades

Turismo do Peru anuncia acordos para fortalecer conectividade aérea com Brasil e Argentina

Aeroporto Internacional de Guarulhos

A Comissão de Promoção de Exportações e Turismo do Peru (PROMPERÚ) anunciou uma série de acordos estratégicos para fortalecer a conectividade aérea do país, após sua participação no fórum aerocomercial Routes Americas 2024 em Bogotá, Colômbia. Segundo comunicado do PROMPERÚ, essas iniciativas se traduzirão em maior conectividade com destinos importantes como Argentina e Brasil.

“O fortalecimento da conectividade aérea internacional do Peru, especialmente na região sul-americana, será um marco importante. O início próximo das operações aéreas de e para Argentina e Brasil nos permitirá estreitar ainda mais os laços com um público altamente interessado em nossas tradições, paisagens naturais e gastronomia“, afirmou Angélica Matsuda, presidente executiva do PROMPERÚ.

De acordo com dados do Ministério de Comércio Exterior e Turismo (Mincetur), em 2023, 130.760 turistas brasileiros e 99.048 turistas argentinos visitaram o Peru, representando 5,2% e 3,9% do total de turistas, respectivamente. Brasil e Argentina ocuparam a sexta e a oitava posição entre os países com maior número de visitantes ao Peru em 2023.

A Administração Nacional de Aviação Civil (ANAC) da Argentina relatou que, em 2023, 371.449 passageiros foram transportados entre Argentina e Peru, com voos partindo de Lima para Buenos Aires/Aeroparque, Buenos Aires/Ezeiza, Córdoba, Mendoza e Salta, operados por Aerolíneas Argentinas, JetSMART, LATAM e SKY Airline. Antes da pandemia de COVID-19, a LATAM também operava voos de Lima para San Miguel de Tucumán e Rosário.

Por outro lado, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil informou que, em 2023, 593.399 passageiros viajaram entre Brasil e Peru em voos que ligavam Lima a Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro/Galeão e São Paulo/Guarulhos, operados pela LATAM e SKY Airline.

Há expectativas de novas rotas saindo do Aeroporto Internacional Jorge Chávez de Lima. O Governo peruano tem colocado especial ênfase no desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária como fator fundamental para apoiar esse crescimento. Em dezembro de 2024, será inaugurado o novo terminal do Aeroporto Internacional Jorge Chávez em Lima, e em 2025, será inaugurado o Aeroporto Internacional de Chinchero em Cusco, substituindo o atual.

Esses investimentos não apenas aumentarão as frequências e a capacidade das companhias aéreas em Lima, mas também visam atrair novos operadores e expandir a conectividade aérea para outras regiões do país. Além disso, estão sendo realizados investimentos em aeroportos regionais como Arequipa, Chiclayo e Trujillo, contribuindo para descentralizar o turismo e promover um desenvolvimento mais equitativo em todo o território peruano.

Notamos um grande interesse por parte das companhias aéreas no progresso e desbloqueio de projetos de investimento em infraestrutura, como a ampliação do Aeroporto Internacional Jorge Chávez, a construção do Aeroporto Internacional de Chinchero (Cusco) e o início das operações do Porto de Chancay. A implementação dessa infraestrutura impulsionará a atividade e os negócios em vários setores econômicos e melhorará a conectividade para os turistas“, acrescentou Matsuda Matayoshi.

Leia mais:

Sair da versão mobile