Turkish Airlines vai mudar de nome e passará a refletir a nova grafia do seu país

Apesar do nome nas aeronaves trazer atualmente a grafia em inglês “Turkish Airlines”, a companhia aérea nacional turca é localmente conhecida por seu nome no idioma local: “Türk Hava Yolları”. No entanto, isso deve mudar em breve e pode afetar, inclusive, os aviões.

A partir de uma decisão do governo turco, a empresa aérea passará por uma espécie de processo de rebranding a fim de que seja conhecida internacionalmente como “Türkiye Hava Yollari”, ressaltando a nova grafia do nome do país na ONU, alterada recentemente pelo presidente Recep Tayyip Erdogannas.

A Turquia decidiu começar a usar Türkiye (a ortografia tradicional turca) como seu nome oficial em dezembro de 2021 e o ministro das Relações Exteriores do país, Mevlüt Çavuşoğlu, enviou recentemente uma carta às Nações Unidas pedindo uma mudança oficial de nome. A ONU quase imediatamente aprovou o pedido.

Durante a cerimônia de lançamento do satélite Türksat 5B nesta terça-feira (14), o presidente Erdogan confirmou que a Turkish Airlines também seria renomeada como parte da renomeação do país.

“Não existe mais ‘Turkey’, existe ‘Türkiye'”, disse Erdogan. “Vamos escrever ‘Türkiye Hava Yollari’, não ‘Turkish Airlines'”, continuou ele. Hava Yollari significa “companhia aérea” em turco.

O governo turco possui uma participação de 49% na transportadora de bandeira com o restante da companhia aérea negociada publicamente. A empresa é conhecida como “Türk Hava Yollari” no mercado interno desde sua criação em 1933. Agora, esse novo rebranding pode ter que ser aplicado em todas as 301 aeronaves, reportou o noticiário Daily Sabah.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Casal que não embarcou em voo devido a assento quebrado vai...

0
Para juiz, ficou comprovada a responsabilidade da companhia aérea pela falha no serviço, devendo restituir o casal pelos prejuízos causados.