Início Aviação Militar

Turquia confirma que Alemanha autorizou a compra de caças Eurofighter

Avião Caça Eurofighter
Divulgação – Eurofighter

A Turquia terá em breve um novo caça em sua Força Aérea, agora com o aval dos alemães para comprar o principal caça europeu já fabricado.

O Eurofighter Typhoon é feito por um consórcio europeu que envolve a Alemanha, Espanha e França através da Airbus, além da BAE da Inglaterra e a Leonardo da Itália. Desde 2022, a Turquia tem demonstrado interesse oficial na aeronave, para complementar sua frota de caças americanos F-16 Falcon e, principalmente, substituir os antigos McDonnell Douglas F-4E Phantom II.

Porém, devido à proximidade do regime de Recep Tayyip Erdoğan com Vladimir Putin, incluindo a compra de baterias anti-aéreas S400, a Alemanha decidiu embargar o Typhoon para os turcos, de maneira igual que os americanos fizeram com o caça furtivo F-35 Lightning II da Lockheed Martin, que inclusive já estava pronto para entrega e com pilotos fazendo treinamento inicial.

Com a promessa de não usar mais o S400 (que pode inclusive ser descartado ou ir doado para a Ucrânia), Erdoğan convenceu os americanos a liberarem novas vendas de caças F-16V, além de permitir a atualização dos Falcons atuais para o padrão Viper (Block 70/72).

A Alemanha foi na mesma direção, e agora o Ministro da Defesa da Turquia, Yaşar Güler, afirmou durante uma entrevista na TV que “vamos adquirir 40 caças Eurofighter Typhoon, os alemães estavam relutantes por um bom tempo, mas com o apoio construtivo dos nossos aliados da OTAN, como a Espanha, Itália e Reino Unido, eles finalmente deram uma resposta positiva”.

Uma data para o início das entregas, assim como detalhes como pacote de armas e valor estimado do contrato, ainda não foram anunciados.

Sair da versão mobile