Início Aviação Militar

Turquia deve aprovar Suécia na OTAN após notícias positivas dos Estados Unidos sobre o F-16

O Parlamento turco provavelmente aprovará o protocolo de ratificação sobre a admissão da Suécia na Otan depois que o Congresso dos EUA decidir positivamente sobre a venda de caças F-16 a Ancara. Essa é a opinião de uma fonte política na Turquia, que comentou sobre a aprovação do documento pela comissão parlamentar de assuntos internacionais.

Segundo a AP, a aprovação do protocolo será considerada um gesto de boa vontade em relação aos Estados Unidos. No entanto, Ancara aguarda uma notícia positiva do Congresso dos EUA em relação à venda dos caças F-16 para a Turquia. Caso contrário, o protocolo será arquivado até uma oportunidade futura.

A Comissão de Relações Exteriores do Parlamento turco já aprovou o protocolo de ratificação sobre a admissão da Suécia na Otan. Agora, o documento passará pela votação da Assembleia Geral, onde será necessário obter uma maioria simples dos votos dos deputados presentes.

Embora a data da votação ainda não tenha sido anunciada, analistas acreditam que, com a maioria do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) no Parlamento turco de 600 assentos, a aprovação da candidatura da Suécia será apenas uma questão técnica, dependendo da decisão final do presidente Recep Tayyip Erdogan.

A questão da aprovação do pedido da Suécia tem sido associada à decisão do Congresso dos EUA sobre a venda de caças F-16 para a Turquia. O presidente Erdogan já afirmou que a aprovação da candidatura da Suécia está condicionada à decisão positiva do Congresso dos EUA em relação aos caças.

A Turquia solicitou a compra de 40 caças F-16 Block 70 e 80 kits de atualização Block 70 dos Estados Unidos. A venda dessas aeronaves está atrelada a medidas necessárias por parte da Turquia para admitir a Suécia na Otan.

Atualmente, apenas a Hungria e a Turquia não ratificaram os protocolos de adesão da Suécia à Otan. A Turquia exige que a Suécia implemente a legislação atualizada de combate ao terrorismo, em particular em relação ao grupo Partido dos Trabalhadores do Curdistão.

O processo de ratificação do pedido de adesão da Suécia à Otan no Parlamento turco teve início em outubro.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile