Turquia fecha espaço aéreo para qualquer avião russo que tenha como destino a Síria

Kirill Naumenko, CC BY-SA 3.0 GFDL 1.2, via Wikimedia

A Turquia fechou seu espaço aéreo para aviões militares e civis russos que voam para a Síria, disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, a jornalistas durante sua viagem à América Latina. O assunto foi reportado pela agência estatal russa TASS.

“Estávamos dando permissões em intervalos de três meses. A última foi até abril“, disse ele ao jornal Sabah. O alto diplomata turco afirmou que o presidente Recep Tayyip Erdogan havia informado seu colega russo Vladimir Putin sobre a situação. 

“De agora em diante, os voos pararam”, acrescentou, dizendo que o processo está sendo conduzido por meio do diálogo tanto sobre a Convenção de Montreux quanto, quanto a outros assuntos.

A Rússia apoia militarmente o regime de Bashar al-Assad na Síria e as rotas sobre a Turquia tornam os voos mais curtos para as aeronaves de transporte de tropas e equipamentos. Com a decisão turcas, os russos terão que adotar rotas que passem por outros países como o Azerbaijão, Irã e Iraque.

Imagem: Google Maps
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias